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dc.contributor.advisorPinto, Pedro Marcelo Alves Ferreira, 1979 -pt_BR
dc.contributor.authorLeite, Cristian de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-18T22:21:40Z-
dc.date.available2022-02-18T22:21:40Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5189-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Pedro Marcelo Alves Ferreira Pintopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.descriptionEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Uma das grandes dificuldades para a determinação da hélice que seja ideal para a aplicação no grupo moto propulsor em aeronaves está associada ao seu desempenho. O presente trabalho tem como objetivo geral a caracterização geométrica e aerodinâmica de um modelo especifico de hélice e com a posterior aplicação destes parâmetros ao modelo matemático do Teorema de elementos de Pá para análise e comparação com dados de ensaios práticos do desempenho desta hélice. Assim, para melhor compreensão e entendimento dos conceitos relacionados a hélice e seu impacto no desempenho de motores aeronáuticas, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica a qual apresenta os principais pontos de suas características, tanto aerodinâmicas quanto geométricas, assim destacando suas influências. Posterior a tal estudo sistemático da teoria a parte pratica do levantamento de dados foi implementada, afim de alcançar uma análise coerente e confiável, de modo a usar diferentes metodologias e abordagens de análise, tanto para os dados geométricos quanto para os aerodinâmicos. Deste modo, este projeto se propôs a conduzir o desenvolvimento de um experimento que possibilitou ao discente envolvido uma maior compreensão da teoria ministrada em sala de aula, permitindo assim ao mesmo uma oportunidade de superar as dificuldades da aplicação de fundamentos teóricos na condução de ensaios práticos e, além disso, disponibilizar uma nova ferramenta de ensino para as disciplinas pertinentes à hélices para a Universidade de Taubaté.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possuipt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-18T22:21:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cristian de Oliveira Leite.pdf: 1240670 bytes, checksum: c4a81c5a7b5fcb828f59f02e16f6d6a7 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (36 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHélicespt_BR
dc.subjectFeitos aerodinâmicospt_BR
dc.subjectEnsaio mecânicopt_BR
dc.subjectDesempenho de aeronavespt_BR
dc.subjectDesempenho de motorespt_BR
dc.titleCaracterização da força propulsiva de hélices aplicando a teoria de elemento de pá com comparação experimentalpt_BR
dc.title.alternativePropulsive force characterization of propellers applying the blade element theory with experimental comparisonpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherAlves, Pedro Augusto da Silva, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia Aeronáutica - Trabalhos de Graduação

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