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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5189
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pinto, Pedro Marcelo Alves Ferreira, 1979 - | pt_BR |
dc.contributor.author | Leite, Cristian de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T22:21:40Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T22:21:40Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5189 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Me. Pedro Marcelo Alves Ferreira Pinto | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2017. | pt_BR |
dc.description | Engenharia Aeronáutica | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Uma das grandes dificuldades para a determinação da hélice que seja ideal para a aplicação no grupo moto propulsor em aeronaves está associada ao seu desempenho. O presente trabalho tem como objetivo geral a caracterização geométrica e aerodinâmica de um modelo especifico de hélice e com a posterior aplicação destes parâmetros ao modelo matemático do Teorema de elementos de Pá para análise e comparação com dados de ensaios práticos do desempenho desta hélice. Assim, para melhor compreensão e entendimento dos conceitos relacionados a hélice e seu impacto no desempenho de motores aeronáuticas, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica a qual apresenta os principais pontos de suas características, tanto aerodinâmicas quanto geométricas, assim destacando suas influências. Posterior a tal estudo sistemático da teoria a parte pratica do levantamento de dados foi implementada, afim de alcançar uma análise coerente e confiável, de modo a usar diferentes metodologias e abordagens de análise, tanto para os dados geométricos quanto para os aerodinâmicos. Deste modo, este projeto se propôs a conduzir o desenvolvimento de um experimento que possibilitou ao discente envolvido uma maior compreensão da teoria ministrada em sala de aula, permitindo assim ao mesmo uma oportunidade de superar as dificuldades da aplicação de fundamentos teóricos na condução de ensaios práticos e, além disso, disponibilizar uma nova ferramenta de ensino para as disciplinas pertinentes à hélices para a Universidade de Taubaté. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-18T22:21:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cristian de Oliveira Leite.pdf: 1240670 bytes, checksum: c4a81c5a7b5fcb828f59f02e16f6d6a7 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (36 f.) : il., digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Hélices | pt_BR |
dc.subject | Feitos aerodinâmicos | pt_BR |
dc.subject | Ensaio mecânico | pt_BR |
dc.subject | Desempenho de aeronaves | pt_BR |
dc.subject | Desempenho de motores | pt_BR |
dc.title | Caracterização da força propulsiva de hélices aplicando a teoria de elemento de pá com comparação experimental | pt_BR |
dc.title.alternative | Propulsive force characterization of propellers applying the blade element theory with experimental comparison | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Alves, Pedro Augusto da Silva, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Aeronáutica - Trabalhos de Graduação |
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