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dc.contributor.advisorAlves, Pedro Augusto da Silva, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorPaiva Filho, Edison da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-23T00:36:54Z-
dc.date.available2022-02-23T00:36:54Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5212-
dc.descriptionOrientação: Prof. Pedro Augusto da Silva Alvespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.descriptionEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar uma breve introdução sobre aerodinâmica e seus conceitos para assim ser possível o estudo de perfis de asa de aeronaves de pequeno porte através da investigação experimental de cada perfil geométrico analisando os coeficientes de sustentação, arrasto e polar de arrasto variando a cada ângulo alpha em que esse perfil estará sendo analisado. O desenvolvimento do trabalho usará como método a análise gráfica dos coeficientes aerodinâmicos através de simulações computacionais da geometria de perfis de asas em 2D utilizando o software XFL5 de forma que represente os efeitos reais de um estudo com simulação em túnel de vento permitindo assim a determinação das curvas Cl x Cd (Polar de arrasto), Cl x Alpha (Sustentação x Ângulo Alpha) e Cl/Cd x Alpha (Eficiência do perfil) apresentando o desempenho aerodinâmico de cada perfil estudado possibilitando a comparação posterior para assim poder definir qual o perfil de maior eficiência para cada análise gráfica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work aims to show a brief introduction on aerodynamics and its concepts to make possible the study of wing profiles of small aircraft through the experimental investigation of each geometric profile by analyzing the coefficients of drag and polar varying the each alpha angle at which this profile is being analyzed. The development of the work will use as a method the graphical analysis of the aerodynamic coefficients through computational simulations of the geometry of 2D wing profiles using the software XFL5 in a way that represents the real effects of a study with simulation in wind tunnel thus allowing the determination of the (Cl x Alpha) and Cl / Cd x Alpha (Profile Efficiency) showing the aerodynamic performance of each studied profile, allowing the subsequent comparison to be able to define the profile of greater efficiency for each graphical analysis.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-23T00:36:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Edison da S. Paiva Filho.pdf: 3737280 bytes, checksum: 808134dca990ced632f4efe7b198e732 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (52 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectFeitos aerodinâmicospt_BR
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subjectAnálise gráficapt_BR
dc.titleAnálise de desempenho aerodinâmico de perfis de asa de aeronaves de pequeno porte usando o software XFLR5pt_BR
dc.title.alternativeAerodynamic performance analysis of small aircraft wing profiles using XFLR5 softwarept_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherLobo, Paulo de Tarso de Moraes, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
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