Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5226
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | O ensino dos verbos transitivos nos livros didáticos |
Authors: | Oliveira, Gabriela Loíse de, 1996- |
Abstract: | Resumo: O tema do presente estudo é o ensino da transitividade verbal em livros didáticos. O que motivou esta pesquisa foi o questionamento de alunos do Ensino Fundamental sobre a utilidade prática do ensino gramatical e a necessidade de refletir acerca de como conteúdos gramaticais complexos são trabalhados em livros didáticos. Logo, objetivo o geral foi analisar como dois livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental abordam o ensino da transitividade verbal. Temos ainda os seguintes objetivos específicos: conceituar o que é gramática normativa, descritiva e contextualizada; e apresentar o conceito de transitividade verbal a partir da gramática normativa. A pesquisa é de natureza bibliográfica, com fundamentação teórica em Irandé Antunes (2003 e 2014), sobre a gramática contextualizada, e em Cegalla (2005) e Cunha e Cintra (2000) sobre transitividade verbal nas gramáticas normativas. Os resultados das análises dos livros didáticos mostram que o ensino da transitividade verbal, mesmo tendo gêneros textuais como base, não é pensado tendo como base a gramática contextualizada. Pode-se concluir que o aprendizado do aluno sobre a transitividade verbal fica defasado se o professor, para ensinar tópicos gramaticais, basear-se apenas nesses materiais didáticos analisados. Abstract: Não possui. |
Keywords: | Língua portuguesa - Verbos Língua portuguesa - Gramática Livros didáticos |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5226 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | Letras - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
A TG GABRIELA LOISE DE OLIVEIRA.pdf | 942.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.