Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5226
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Maria do Carmo Souza de, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Gabriela Loíse de, 1996- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T17:51:44Z | - |
dc.date.available | 2022-03-07T17:51:44Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5226 | - |
dc.description | Orientação: Profa Dra. Maria do Carmo Souza de Almeida. | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O tema do presente estudo é o ensino da transitividade verbal em livros didáticos. O que motivou esta pesquisa foi o questionamento de alunos do Ensino Fundamental sobre a utilidade prática do ensino gramatical e a necessidade de refletir acerca de como conteúdos gramaticais complexos são trabalhados em livros didáticos. Logo, objetivo o geral foi analisar como dois livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental abordam o ensino da transitividade verbal. Temos ainda os seguintes objetivos específicos: conceituar o que é gramática normativa, descritiva e contextualizada; e apresentar o conceito de transitividade verbal a partir da gramática normativa. A pesquisa é de natureza bibliográfica, com fundamentação teórica em Irandé Antunes (2003 e 2014), sobre a gramática contextualizada, e em Cegalla (2005) e Cunha e Cintra (2000) sobre transitividade verbal nas gramáticas normativas. Os resultados das análises dos livros didáticos mostram que o ensino da transitividade verbal, mesmo tendo gêneros textuais como base, não é pensado tendo como base a gramática contextualizada. Pode-se concluir que o aprendizado do aluno sobre a transitividade verbal fica defasado se o professor, para ensinar tópicos gramaticais, basear-se apenas nesses materiais didáticos analisados. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-07T17:51:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A TG GABRIELA LOISE DE OLIVEIRA.pdf: 964962 bytes, checksum: 013672b6c7341765766a5c836abe505f (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (33 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Verbos | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Gramática | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | O ensino dos verbos transitivos nos livros didáticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Valério, Andréia Alda de Oliveira Ferreira, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letras | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
A TG GABRIELA LOISE DE OLIVEIRA.pdf | 942.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.