Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5226
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Gabriela Loíse de, 1996-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-07T17:51:44Z-
dc.date.available2022-03-07T17:51:44Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5226-
dc.descriptionOrientação: Profa Dra. Maria do Carmo Souza de Almeida.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema do presente estudo é o ensino da transitividade verbal em livros didáticos. O que motivou esta pesquisa foi o questionamento de alunos do Ensino Fundamental sobre a utilidade prática do ensino gramatical e a necessidade de refletir acerca de como conteúdos gramaticais complexos são trabalhados em livros didáticos. Logo, objetivo o geral foi analisar como dois livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental abordam o ensino da transitividade verbal. Temos ainda os seguintes objetivos específicos: conceituar o que é gramática normativa, descritiva e contextualizada; e apresentar o conceito de transitividade verbal a partir da gramática normativa. A pesquisa é de natureza bibliográfica, com fundamentação teórica em Irandé Antunes (2003 e 2014), sobre a gramática contextualizada, e em Cegalla (2005) e Cunha e Cintra (2000) sobre transitividade verbal nas gramáticas normativas. Os resultados das análises dos livros didáticos mostram que o ensino da transitividade verbal, mesmo tendo gêneros textuais como base, não é pensado tendo como base a gramática contextualizada. Pode-se concluir que o aprendizado do aluno sobre a transitividade verbal fica defasado se o professor, para ensinar tópicos gramaticais, basear-se apenas nesses materiais didáticos analisados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-07T17:51:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A TG GABRIELA LOISE DE OLIVEIRA.pdf: 964962 bytes, checksum: 013672b6c7341765766a5c836abe505f (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (33 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Verbospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Gramáticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleO ensino dos verbos transitivos nos livros didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherValério, Andréia Alda de Oliveira Ferreira, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
A TG GABRIELA LOISE DE OLIVEIRA.pdf942.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.