Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5226
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: O ensino dos verbos transitivos nos livros didáticos
Authors: Oliveira, Gabriela Loíse de, 1996-
Abstract: Resumo: O tema do presente estudo é o ensino da transitividade verbal em livros didáticos. O que motivou esta pesquisa foi o questionamento de alunos do Ensino Fundamental sobre a utilidade prática do ensino gramatical e a necessidade de refletir acerca de como conteúdos gramaticais complexos são trabalhados em livros didáticos. Logo, objetivo o geral foi analisar como dois livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental abordam o ensino da transitividade verbal. Temos ainda os seguintes objetivos específicos: conceituar o que é gramática normativa, descritiva e contextualizada; e apresentar o conceito de transitividade verbal a partir da gramática normativa. A pesquisa é de natureza bibliográfica, com fundamentação teórica em Irandé Antunes (2003 e 2014), sobre a gramática contextualizada, e em Cegalla (2005) e Cunha e Cintra (2000) sobre transitividade verbal nas gramáticas normativas. Os resultados das análises dos livros didáticos mostram que o ensino da transitividade verbal, mesmo tendo gêneros textuais como base, não é pensado tendo como base a gramática contextualizada. Pode-se concluir que o aprendizado do aluno sobre a transitividade verbal fica defasado se o professor, para ensinar tópicos gramaticais, basear-se apenas nesses materiais didáticos analisados.
Abstract: Não possui.
Keywords: Língua portuguesa - Verbos
Língua portuguesa - Gramática
Livros didáticos
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5226
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
A TG GABRIELA LOISE DE OLIVEIRA.pdf942.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.