Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5236
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Deivid Donizeti Laurindo dos, 1998-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-07T19:55:23Z-
dc.date.available2022-03-07T19:55:23Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5236-
dc.descriptionOrientação: Profa Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como tema o ensino do verbo no material didático apostilado do Sistema Positivo, do quarto bimestre do 6º ano. O problema que motivou a pesquisa para este graduando foi sua própria trajetória escolar, visto que estudou o Ensino Fundamental em escola pública e o material didático oferecido apresentava um conteúdo gramatical muito precário. Isso ocasionou uma lacuna em seu conhecimento, observada no Ensino Médio, quando passou a cursar uma escola da rede privada de ensino. Após o estudo de várias disciplinas no Curso de Letras e buscando mais conhecimentos para atuar como professor de Língua Portuguesa, foram estabelecidos os seguintes objetivos para esta pesquisa: 1) verificar o que a BNCC (BRASIL, 2018) discorre sobre o estudo do verbo; 2) investigar como o material didático apostilado do quarto bimestre do 6º ano aborda o verbo em exercícios de análise linguística; 3) verificar se a parte analisada desse material atende as determinações da BNCC (BRASIL, 2018) com relação ao estudo do verbo. Essa pesquisa se fundamenta nas afirmações da BNCC (BRASIL, 2018) no que se refere à prática de linguagem "análise linguística" e em autores que iniciaram a discussão sobre os problemas do antigo ensino de gramática nas escolas e propuseram uma nova abordagem de ensino, que foi a adotada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998) e mantida pela BNCC (BRASIL, 2018). A análise qualitativa dos exercícios de verbo na apostila do 6º ano do quarto bimestre do Sistema Positivo mostrou que, embora o material se utilize de textos a partir dos quais propõe as atividades de compreensão e de análise linguística, não está de acordo com uma concepção de análise linguística tal qual os autores da fundamentação teórica citada e a BNCC (BRASIL, 1998) propõem. Na sua maior parte, os exercícios pressupõem algum conhecimento do aluno a respeito de nomenclatura e de classificação gramatical, como sujeito, núcleo do sujeito. São exercícios numa longa lista de perguntas a respeito do texto, num formato antigo de livro didático. Conclui-se que não estão "envolvidos em práticas de reflexão que permitam aos estudantes ampliarem suas capacidades de uso da língua/linguagem (em leitura e em produção) em práticas situadas de linguagem", como propõe a BNCC (BRASIL, 2018, p. 71).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-07T19:55:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A TG Deivid Donizeti.pdf: 2311193 bytes, checksum: b1d48ce93338dd5ca1a7619f16daa4c3 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (49 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Verbospt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO verbo no Material Didático Apostilado do quarto bimestre do 6º ano do Sistema Positivopt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
A TG Deivid Donizeti.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.