Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5236
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | O verbo no Material Didático Apostilado do quarto bimestre do 6º ano do Sistema Positivo |
Authors: | Santos, Deivid Donizeti Laurindo dos, 1998- |
Abstract: | Resumo: Este trabalho tem como tema o ensino do verbo no material didático apostilado do Sistema Positivo, do quarto bimestre do 6º ano. O problema que motivou a pesquisa para este graduando foi sua própria trajetória escolar, visto que estudou o Ensino Fundamental em escola pública e o material didático oferecido apresentava um conteúdo gramatical muito precário. Isso ocasionou uma lacuna em seu conhecimento, observada no Ensino Médio, quando passou a cursar uma escola da rede privada de ensino. Após o estudo de várias disciplinas no Curso de Letras e buscando mais conhecimentos para atuar como professor de Língua Portuguesa, foram estabelecidos os seguintes objetivos para esta pesquisa: 1) verificar o que a BNCC (BRASIL, 2018) discorre sobre o estudo do verbo; 2) investigar como o material didático apostilado do quarto bimestre do 6º ano aborda o verbo em exercícios de análise linguística; 3) verificar se a parte analisada desse material atende as determinações da BNCC (BRASIL, 2018) com relação ao estudo do verbo. Essa pesquisa se fundamenta nas afirmações da BNCC (BRASIL, 2018) no que se refere à prática de linguagem "análise linguística" e em autores que iniciaram a discussão sobre os problemas do antigo ensino de gramática nas escolas e propuseram uma nova abordagem de ensino, que foi a adotada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998) e mantida pela BNCC (BRASIL, 2018). A análise qualitativa dos exercícios de verbo na apostila do 6º ano do quarto bimestre do Sistema Positivo mostrou que, embora o material se utilize de textos a partir dos quais propõe as atividades de compreensão e de análise linguística, não está de acordo com uma concepção de análise linguística tal qual os autores da fundamentação teórica citada e a BNCC (BRASIL, 1998) propõem. Na sua maior parte, os exercícios pressupõem algum conhecimento do aluno a respeito de nomenclatura e de classificação gramatical, como sujeito, núcleo do sujeito. São exercícios numa longa lista de perguntas a respeito do texto, num formato antigo de livro didático. Conclui-se que não estão "envolvidos em práticas de reflexão que permitam aos estudantes ampliarem suas capacidades de uso da língua/linguagem (em leitura e em produção) em práticas situadas de linguagem", como propõe a BNCC (BRASIL, 2018, p. 71). Abstract: Não possui. |
Keywords: | Língua portuguesa - Verbos Análise linguística Base Nacional Comum Curricular Língua portuguesa - Estudo e ensino |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5236 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | Letras - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
A TG Deivid Donizeti.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.