Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5239
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Valério, Andréia Alda de Oliveira Ferreira, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.author | Castro, Rafaela Moyses Correa da Luz de, 1989- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T20:09:42Z | - |
dc.date.available | 2022-03-07T20:09:42Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5239 | - |
dc.description | Orientação: Profa Ma. Andréia Alda de Oliveira Ferreira Valério. | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O tema desta pesquisa é sobre como a afetividade nas relações sociais entre professores e alunos impacta o processo de ensino aprendizagem. O problema que motivou a pesquisa foi o isolamento social estabelecido devido a pandemia da Covid-19, em 2020, e que obrigou o mundo a entrar em quarentena. No cenário educacional, as aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas, o que gerou um impacto profundo na relação entre professor e aluno. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar as dificuldades em tempos de pandemia, mais especificamente, como a falta de interação presencial entre esses dois atores impactou a relação educacional e o desenvolvimento das aulas e/ou das atividades remotas. A pesquisa baseou-se, principalmente, na teoria da afetividade de Henri Wallon e no aporte teórico de Paulo Freire referente à uma pedagogia humana e social. Para tanto foi realizado um estudo de caso, o qual utilizou a internet para a sua coleta de dados, de caráter quantitativo e qualitativo direcionado para professores e alunos, cujos resultados mostraram o quanto a presença física afeta a relação social entre eles, pois é por meio dessa presença que se constrói uma relação baseada na confiança, na segurança e na amorosidade. Assim, os resultados desse estudo mostraram que os principais impactos da separação entre professor e aluno referem-se no momento da explicação, nas trocas de experiências entre colegas da turma, nos gestos, olhares e expressões dentro da sala de aula. Portanto, os resultados podem contribuir para a percepção que a educação não se limita a uma transmissão de conhecimentos, mas também é sinônimo de amor, de afetividade e de humanidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The theme of this research is about how affectivity in social relations between teachers and students affects the teaching-learning process. The problem that motivated the research was the social isolation established due to the Covid-19 pandemic in 2020, which forced the world to be quarantined. In the educational scenario, face-to-face classes were replaced by remote classes, which had a profound impact on the relationship between teacher and student. Therefore, the objective of this study was to verify the difficulties in times of pandemic, more specifically, how the lack of face-to-face interaction between these two actors impacted the educational relationship and the development of classes and / or remote activities. The research was based, mainly, on Henri Wallon's theory of affectivity and on Paulo Freire's theoretical contribution regarding a human and social pedagogy. To this end, a case study of a quantitative and qualitative nature, which used the internet for its data collection, was carried out directed at teachers and students, which results showed how much physical presence, affects the social relationship between them, as it is for through this presence, a relationship is built based on trust, security and love. Thus, the results of this study can contribute to the perception that education is not limited to the transmission of knowledge, but is also synonymous with love, affection and humanity. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-07T20:09:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B TG Rafaela Moyses Correa da Luz de Castro.pdf: 402982 bytes, checksum: 8fb712bae6290db41b078bae1ae4cb3c (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (51 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação afetiva | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Wallon, Henri, 1879-1962 | pt_BR |
dc.title | Afetividade e educação : uma análise do discurso de professores em tempo de pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Costa, Silvio Luiz da, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letras | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
B TG Rafaela Moyses Correa da Luz de Castro.pdf | 393.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.