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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Análise do Plano Nacional de formação dos professores da Educação Básica
Authors: Mendes, Lorrayne de Paula, 1998-
Abstract: Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar a política pública nacional a partir do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), que é um programa de ação emergencial desenvolvido com a colaboração entre a Capes, os estados, o Distrito Federal e os municípios. O projeto incentiva a implantação de turmas especiais de licenciatura em Instituições de Ensino Superior, a fim de oferecer formação aos professores da rede pública que não atuam na área de sua formação, não possuem ensino superior ou não são formados em licenciatura. A metodologia da pesquisa é documental. Num primeiro momento, o trabalho apresenta reflexões sobre a formação da escola moderna, priorizando o nascimento da instituição. Em seguida há a descrição do Parfor com base nos relatórios de gestão do Programa e a análise desse plano, utilizando como aporte teórico os estudos organizados por Maria Sampaio em O cotidiano escolar face às políticas educacionais, e por José Bueno, Kazumi Munakata e Daniel Chiozzini em A escola como objeto de estudo. Embora o Parfor seja uma medida necessária visto que, em 2007, mais de 30% dos docentes da rede não tinham Ensino Superior, pode-se concluir que os princípios pedagógicos e os objetivos do Programa divergem da realidade da prática escolar apresentada nos estudos dos profissionais da educação presentes na bibliografia utilizada para realização desse trabalho.
Abstract: This present work aims to make a critical analysis of the guiding pedagogical principles of the National Training Plan for Teachers of Basic Education (Parfor), which is an emergency action program developed with the collaboration between Capes, the States, the Federal District and the cities. The project encourages the deployments of bachelor degree special classes in higher education institution, in order to offer training to public school teachers who do not work in their area of education, do not have higher education or are not able to teach. The research methodology is bibliographic, at first the work presents reflections on the formation of the modern school, prioritizing the birth of the institution. Following there is a description of Parfor based on the program management reports and the analysis of this plan, using as theoretical contribution the studies organized by Maria Sampaio in O cotidiano escolar face às políticas educacionais, and by José Bueno, Kazumi Munakata and Daniel Chiozzini in A escola como objeto de estudo., It can be concluded that the pedagogical principles and the program aims diverge from the school practicing reality presented by education professionals in studies mentioned in bibliography used to execute this work.
Keywords: Professores - Formação
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR
Brasil. Ministério da Educação e Cultura
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5241
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

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