Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5241
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Mauro Castilho, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorMendes, Lorrayne de Paula, 1998-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-07T20:12:14Z-
dc.date.available2022-03-07T20:12:14Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5241-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Mauro Castilho Gonçalvespt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar a política pública nacional a partir do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), que é um programa de ação emergencial desenvolvido com a colaboração entre a Capes, os estados, o Distrito Federal e os municípios. O projeto incentiva a implantação de turmas especiais de licenciatura em Instituições de Ensino Superior, a fim de oferecer formação aos professores da rede pública que não atuam na área de sua formação, não possuem ensino superior ou não são formados em licenciatura. A metodologia da pesquisa é documental. Num primeiro momento, o trabalho apresenta reflexões sobre a formação da escola moderna, priorizando o nascimento da instituição. Em seguida há a descrição do Parfor com base nos relatórios de gestão do Programa e a análise desse plano, utilizando como aporte teórico os estudos organizados por Maria Sampaio em O cotidiano escolar face às políticas educacionais, e por José Bueno, Kazumi Munakata e Daniel Chiozzini em A escola como objeto de estudo. Embora o Parfor seja uma medida necessária visto que, em 2007, mais de 30% dos docentes da rede não tinham Ensino Superior, pode-se concluir que os princípios pedagógicos e os objetivos do Programa divergem da realidade da prática escolar apresentada nos estudos dos profissionais da educação presentes na bibliografia utilizada para realização desse trabalho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This present work aims to make a critical analysis of the guiding pedagogical principles of the National Training Plan for Teachers of Basic Education (Parfor), which is an emergency action program developed with the collaboration between Capes, the States, the Federal District and the cities. The project encourages the deployments of bachelor degree special classes in higher education institution, in order to offer training to public school teachers who do not work in their area of education, do not have higher education or are not able to teach. The research methodology is bibliographic, at first the work presents reflections on the formation of the modern school, prioritizing the birth of the institution. Following there is a description of Parfor based on the program management reports and the analysis of this plan, using as theoretical contribution the studies organized by Maria Sampaio in O cotidiano escolar face às políticas educacionais, and by José Bueno, Kazumi Munakata and Daniel Chiozzini in A escola como objeto de estudo., It can be concluded that the pedagogical principles and the program aims diverge from the school practicing reality presented by education professionals in studies mentioned in bibliography used to execute this work.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-07T20:12:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 D TG LORRAYNE DE PAULA MENDES ok.pdf: 395437 bytes, checksum: 26b3de580051050240885f12bbaffbf2 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (43 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFORpt_BR
dc.subjectBrasil. Ministério da Educação e Culturapt_BR
dc.titleAnálise do Plano Nacional de formação dos professores da Educação Básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
D TG LORRAYNE DE PAULA MENDES ok.pdf386.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.