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dc.contributor.advisorAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorSousa, Patrícia Aparecida de, 1991-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-07T20:18:55Z-
dc.date.available2022-03-07T20:18:55Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5245-
dc.descriptionOrientação: Profa Dra. Maria do Carmo Souza de Almeidapt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A apresentação de metodologias ativas de aprendizagem centradas no protagonismo do aluno é o tema desta pesquisa. O problema que motivou esta pesquisa é conhecer e analisar as novas formas de ensinar. Os contrastes existentes entre o ensino particular e público surgiram a partir de minhas sensações. No entanto, como pesquisadora, tenho ciência de que há escolas tanto da rede pública quanto da particular que estão envolvidas em projetos interessantes e diferenciados e trarei alguns exemplos a partir do documentário. Este trabalho teve como objetivo geral analisar o filme "Quando sinto que já sei" de Anderson Lima, Antonio Sagrado e Raul Perez sobre os diferentes modelos educacionais alternativos àquele conhecido como "tradicional". O objetivo específico foi estudar o gênero documentário considerando que ele ainda é pouco explorado pelos professores em sala de aula no ensino médio. A justificativa apoia-se na necessidade de trazer ao conhecimento dos futuros professores de que existem outras formas de ensino-aprendizagem, presentes não só no exterior, mas aqui no Brasil. Logo, por meio da análise do gênero documentário, consideramos importante apresentar novas formas de ensino-aprendizagem realizadas em várias escolas brasileiras tendo o aluno como o centro desses projetos. Além disso, o uso do gênero documentário em sala de aula pode contribuir para a construção de senso crítico dos alunos, avaliação de informações e pontos de vista. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e interpretativo, pois será analisado o discurso do documentário. O corpus de análise, portanto, é o documentário "Quando sinto que já sei". Para o referencial teórico, nos baseamos nas teorias de John Dewey, Ovide Decroly, David Paul Ausubel e Paulo Freire. Foram relacionados três projetos do documentário com três técnicas de aprendizagem e os resultados demonstraram grande receptividade, colaboração e melhora na comunidade escolar. Pode-se concluir que além de buscar conhecer novas formas de ensino-aprendizagem, é importante ter um bom planejamento pedagógico para aplicá-las conforme o contexto estudantil e adaptá-los conforme os desafios de cada escola. Assim teremos a educação como base para um mundo mais humanizado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The presentation of active learning methodologies centered on the student's role is the theme of this research. The problem that motivated this research is to know and analyze the new ways of teaching. The existing contrasts between private and public education arose from my sensations. However, as a researcher, I am aware that there are schools in both public and private schools that are involved in interesting and differentiated projects and will bring some examples from the documentary. This work had as general objective to analyze the film "When I feel I already know" by Anderson Lima, Antonio Sagrado and Raul Perez about the different educational models alternative to the one known as "traditional". The specific objective was to study the documentary genre considering that it is still little explored by teachers in the classroom in high school. The rationale is based on the need to bring to the knowledge of future teachers that there are other forms of teaching and learning, present not only abroad, but here in Brazil. Therefore, through the analysis of the documentary genre, we consider it important to present new forms of teaching and learning carried out in several Brazilian schools with the student as the center of these projects. In addition, the use of the documentary genre in the classroom can contribute to the construction of students' critical sense, evaluation of information and points of view. Methodologically, it is a qualitative and interpretive research, as the discourse of the documentary will be analyzed. The corpus of analysis, therefore, is the documentary "When I feel I already know". For the theoretical framework, we are based on the theories of John Dewey, Ovide Decroly, David Paul Ausubel and Paulo Freire. Three documentary projects were related to three learning techniques and the results showed great receptivity, collaboration and improvement in the school community. It can be concluded that in addition to seeking to know new forms of teaching and learning, it is important to have a good pedagogical planning to apply them according to the student context and adapt them according to the challenges of each school. Thus, we will have education as the basis for a more humanized world.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-07T20:18:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B TG PATRICIA APARECIDA DE SOUSA.pdf: 631136 bytes, checksum: 50f746cfa8128b3b3f4d0c824f30d816 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (41 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleEnsino alternativo no Brasil : análise dos projetos do documentário "Quando sinto que já sei"pt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherVeiga, Odila Améliapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

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