Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5247
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Maria do Carmo Souza de, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Carneiro, Mariana Lima, 1998- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T20:26:03Z | - |
dc.date.available | 2022-03-07T20:26:03Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5247 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Maria do Carmo Souza de Almeida. | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O tema desta pesquisa é a leitura proficiente para combater as fake news. Desse modo, veremos que para que uma leitura seja crítica, ela não pode se limitar só a decodificar. A ideia de fazer este trabalho surgiu devido ao fato de que as fake news são uma realidade atual e, para não cairmos nessa armadilha, precisamos estar atentos, ser leitores proficientes. Portanto, é fundamental trabalhar a leitura em sala de aula a partir desse tema. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar uma discussão sobre as fake new e propor estratégias de leitura a fim de combatê-las. Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como referencial teórico Solé (1998), Coscarelli (2003), Rojo (2008) e Lopes-Rossi (2002) em relação à leitura; e Aidar; Alves (2019), Garcia; Czeszak (2019) e o Site Vaza Falsiane1 (2019), no que se refere às fake news. A conclusão aponta a necessidade de se checar e questionar uma notícia, já que aparentemente ela pode, a princípio, parecer verdade por ter sido uma montagem bem feita. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The subject of this research is proficient reading to combat fake news. Thus, we will see that for a reading to be critical, it cannot be limited to decoding. The idea of doing this work came about due to the fact that fake news is a current reality and, in order not to fall into this trap, we need to be aware, be proficient readers. Therefore, it is essential to work on reading in the classroom based on this theme. Thus, the objective of this work is to carry out a discussion on fake new and propose reading strategies in order to combat them. This research, of bibliographic nature, has as theoretical reference Solé (1998), Coscarelli (2003), Rojo (2008) and Lopes-Rossi (2002) in relation to reading; and Aidar; Alves (2019), Garcia; Czeszak (2019) and the Vaza Falsiane (2019) website, with regard to fake news. The conclusion points to the need to check and question a news item, since apparently it may, at first, seem to be true because it was a well done montage. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-07T20:26:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B TG Mariana Lima Carneiro.pdf: 492957 bytes, checksum: 09e770438b822755b341eaff9e55456d (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (38 f.) : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Fake news | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.title | Estratégias de leitura para serem desenvolvidas com alunos de ensino fundamental a fim de combater as fake news | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Valério, Andréia Alda de Oliveira Ferreira, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Carvalho, Adriana Cintra de, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letras | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
B TG Mariana Lima Carneiro.pdf | 481.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.