Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorCarneiro, Mariana Lima, 1998-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-07T20:26:03Z-
dc.date.available2022-03-07T20:26:03Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5247-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria do Carmo Souza de Almeida.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema desta pesquisa é a leitura proficiente para combater as fake news. Desse modo, veremos que para que uma leitura seja crítica, ela não pode se limitar só a decodificar. A ideia de fazer este trabalho surgiu devido ao fato de que as fake news são uma realidade atual e, para não cairmos nessa armadilha, precisamos estar atentos, ser leitores proficientes. Portanto, é fundamental trabalhar a leitura em sala de aula a partir desse tema. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar uma discussão sobre as fake new e propor estratégias de leitura a fim de combatê-las. Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como referencial teórico Solé (1998), Coscarelli (2003), Rojo (2008) e Lopes-Rossi (2002) em relação à leitura; e Aidar; Alves (2019), Garcia; Czeszak (2019) e o Site Vaza Falsiane1 (2019), no que se refere às fake news. A conclusão aponta a necessidade de se checar e questionar uma notícia, já que aparentemente ela pode, a princípio, parecer verdade por ter sido uma montagem bem feita.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The subject of this research is proficient reading to combat fake news. Thus, we will see that for a reading to be critical, it cannot be limited to decoding. The idea of doing this work came about due to the fact that fake news is a current reality and, in order not to fall into this trap, we need to be aware, be proficient readers. Therefore, it is essential to work on reading in the classroom based on this theme. Thus, the objective of this work is to carry out a discussion on fake new and propose reading strategies in order to combat them. This research, of bibliographic nature, has as theoretical reference Solé (1998), Coscarelli (2003), Rojo (2008) and Lopes-Rossi (2002) in relation to reading; and Aidar; Alves (2019), Garcia; Czeszak (2019) and the Vaza Falsiane (2019) website, with regard to fake news. The conclusion points to the need to check and question a news item, since apparently it may, at first, seem to be true because it was a well done montage.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-07T20:26:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B TG Mariana Lima Carneiro.pdf: 492957 bytes, checksum: 09e770438b822755b341eaff9e55456d (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (38 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleEstratégias de leitura para serem desenvolvidas com alunos de ensino fundamental a fim de combater as fake newspt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherValério, Andréia Alda de Oliveira Ferreira, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
B TG Mariana Lima Carneiro.pdf481.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.