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dc.contributor.advisorMorais, Deise Nancy dept_BR
dc.contributor.authorVieira, Natália Rodrigues, 1999-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-07T20:29:39Z-
dc.date.available2022-03-07T20:29:39Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5248-
dc.descriptionOrientação: Profa Ma. Deise Nancy de Moraes.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O desenvolvimento do ensino de escrita no Ensino Fundamental I, enfatizando-se três estratégias de revisão textual crítica, tal como defendido por (MORAIS, 2016), é o tema e o objeto de estudo da presente pesquisa. Tais estratégias foram aplicadas de modo integrado ao processo de confecção do Jornal das Miudezas, atividade desenvolvida com uma turma de alunos de 5° ano de uma escola pública do Município de Pindamonhangaba-SP. Esta pesquisa se justifica na medida em que ensinar a escrever ainda é desafio não superado por muitas das escolas brasileiras, principalmente as escolas públicas. Além disso, justifica-se por conta da escassez de pesquisas sobre o ensino de estratégias de revisão de textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, sobretudo entendendo-as como cruciais para ensinar a escrever. Assim, o objetivo central do estudo foi o de aplicar as três estratégias de revisão, analisando os impactos dessas estratégias nas escritas dos alunos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, cuja análise de dados está pautada no arcabouço teórico do paradigma indiciário. Das atividades de escrita dos alunos, resultou o jornal de relatos de estudantes do 5° ano sobre a experiência de conhecer mais sobre a escola, o Jornal das Miudezas. Resultados preliminares corroboram (MORAIS, 2016) no sentido de afirmar que o ensino de escrita pautado em estratégias de revisão desde o Ensino Fundamental I pode ser um caminho eficaz para o ensino de uma escrita realmente proficiente. O desenvolvimento do ensino de escrita no Ensino Fundamental I, enfatizando-se três estratégias de revisão textual crítica, tal como defendido por (MORAIS, 2016), é o tema e o objeto de estudo da presente pesquisa. Tais estratégias foram aplicadas de modo integrado ao processo de confecção do Jornal das Miudezas, atividade desenvolvida com uma turma de alunos de 5° ano de uma escola pública do Município de Pindamonhangaba-SP. Esta pesquisa se justifica na medida em que ensinar a escrever ainda é desafio não superado por muitas das escolas brasileiras, principalmente as escolas públicas. Além disso, justifica-se por conta da escassez de pesquisas sobre o ensino de estratégias de revisão de textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, sobretudo entendendo-as como cruciais para ensinar a escrever. Assim, o objetivo central do estudo foi o de aplicar as três estratégias de revisão, analisando os impactos dessas estratégias nas escritas dos alunos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, cuja análise de dados está pautada no arcabouço teórico do paradigma indiciário. Das atividades de escrita dos alunos, resultou o jornal de relatos de estudantes do 5° ano sobre a experiência de conhecer mais sobre a escola, o Jornal das Miudezas. Resultados preliminares corroboram (MORAIS, 2016) no sentido de afirmar que o ensino de escrita pautado em estratégias de revisão desde o Ensino Fundamental I pode ser um caminho eficaz para o ensino de uma escrita realmente proficiente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The development of teaching writing in Elementary School, through three strategies based on critical textual revision, as defended by (MORAIS, 2016), is the theme of the present research. These strategies were applied in an integrated way to the confection process of the Jornal das Miudezas, an activity developed with a 5th grade class from a public school in Pindamonhangaba-SP. This research is justified in that teaching writing is still a challenge not surpassed in most Brazilian schools, especially in public schools. Moreover, it is justified by the scarcity of research on teaching revision strategies as crucial to teach writing. Thus, the main objective of the study was to apply the three review strategies, analyzing the impacts of these strategies on the students writings. Methodologically, it is an action research, whose data analysis is based on the theoretical framework of the evidential paradigm. Students' writing activities resulted in the 5th grade student report newspaper on the experience of learning more about the school, the Jornal das Miudezas. Preliminary results corroborate Morais (2016) in the sense that the teaching of writing based on revision strategies since elementary school can be an effective way to teach a truly proficient writing.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-07T20:29:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 E TG NATALIA RODRIGUES VIEIRA.pdf: 3407350 bytes, checksum: a9de7f64958158915f417154d40fa738 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (71 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.titleEstratégias de revisão de texto e caminhos para o ensino da escrita no ensino fundamental I : o caso do Jornal das Miudezaspt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

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