Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5260
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorCunha, Juliana Franco da, 1983-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-07T23:22:09Z-
dc.date.available2022-03-07T23:22:09Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5260-
dc.descriptionOrientação: Profa Dra. Maria do Carmo Souza de Almeida.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema do presente trabalho é sobre práticas pedagógicas denominadas metodologias ativas. O objetivo geral dessa pesquisa é investigar o que são abordagens ativas e quais são as mais conhecidas até o momento presente. O objetivo específico é refletir sobre o que autores e pesquisadores pensam sobre o uso dessas abordagens associadas às tecnologias digitais da informação e comunicação. A motivação dessa pesquisa foi perceber, durante os estudos teóricos na graduação, que os paradigmas da metodologia tradicional ainda parecem pautar o projeto pedagógico das escolas, ou seja, o ensino ainda se centraliza na figura do docente e no tratamento estático da realidade (memorização, repetição e controle) e na falta de espaço para diálogos. A pesquisa é de cunho bibliográfico e se fundamenta teoricamente sobretudo nos conceitos de aprendizagem ativa de Moran (2019) e Falcão e Moran (2019a, 2019b, 2019c, 2019d).Os resultados revelaram que as metodologias ativas são estratégias de ensino que visam uma educação participativa e de qualidade pautada em modelos e técnicas que contribuem com a formação integral do indivíduo autônomo comprometido com seu próprio aprendizado. A aprendizagem ativa é personalizada, compartilhada e está em constante movimentação por meio de modelos híbridos que visam à troca de experiência e de ideias pautadas em diversas técnicas que, somadas aos recursos tecnológicos, devem ser utilizadas e combinadas de acordo com o objetivo e as necessidades de cada turma. Dessa maneira, conclui-se que as metodologias ativas podem ser capazes de trazer inovação necessária, sobretudo para nossas escolas públicas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The theme of this search is about pedagogical practices called active methodologies. The general purpose of this research is to investigate what are active approaches and which are the best known to date. The specific objective is to reflect on what authors and researchers think about the use of these approaches associated with digital information and communication technologies. The motivation of this research was to realize, during theoretical studies in undergraduate studies, that the paradigms of traditional methodology still seem to guide the pedagogical project of schools, that is, teaching still focuses on the figure of the teacher and the static treatment of reality (memorization, repetition and control) and lack of space for dialogue. The research has a bibliographic nature and is theoretically based mainly on the concepts of active learning by Moran (2019) and Falcão and Moran (2019a, 2019b, 2019c, 2019d). The results revealed that active methodologies are teaching strategies aimed at education. participative and quality based on models and techniques that contribute to the integral formation of the autonomous individual committed to their own learning. Active learning is personalized, shared and constantly moving through hybrid models that aim to exchange experience and ideas based on various techniques that, combined with technological resources, must be used and combined according to the objective and needs. from each class. Thus, it is concluded that active methodologies may be able to bring necessary innovation, especially to our public schools.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-07T23:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 E TG JULIANA FRANCO DA CUNHA.pdf: 289242 bytes, checksum: 870c33fd9e9f5e29af0054c19784bb83 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (40 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleReflexões sobre metodologias ativaspt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherValério, Andréia Alda de Oliveira Ferreira, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherFerreira, Isabel Rosângela dos Santos, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
E TG JULIANA FRANCO DA CUNHA.pdf282.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.