Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5260
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Maria do Carmo Souza de, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Cunha, Juliana Franco da, 1983- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T23:22:09Z | - |
dc.date.available | 2022-03-07T23:22:09Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5260 | - |
dc.description | Orientação: Profa Dra. Maria do Carmo Souza de Almeida. | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O tema do presente trabalho é sobre práticas pedagógicas denominadas metodologias ativas. O objetivo geral dessa pesquisa é investigar o que são abordagens ativas e quais são as mais conhecidas até o momento presente. O objetivo específico é refletir sobre o que autores e pesquisadores pensam sobre o uso dessas abordagens associadas às tecnologias digitais da informação e comunicação. A motivação dessa pesquisa foi perceber, durante os estudos teóricos na graduação, que os paradigmas da metodologia tradicional ainda parecem pautar o projeto pedagógico das escolas, ou seja, o ensino ainda se centraliza na figura do docente e no tratamento estático da realidade (memorização, repetição e controle) e na falta de espaço para diálogos. A pesquisa é de cunho bibliográfico e se fundamenta teoricamente sobretudo nos conceitos de aprendizagem ativa de Moran (2019) e Falcão e Moran (2019a, 2019b, 2019c, 2019d).Os resultados revelaram que as metodologias ativas são estratégias de ensino que visam uma educação participativa e de qualidade pautada em modelos e técnicas que contribuem com a formação integral do indivíduo autônomo comprometido com seu próprio aprendizado. A aprendizagem ativa é personalizada, compartilhada e está em constante movimentação por meio de modelos híbridos que visam à troca de experiência e de ideias pautadas em diversas técnicas que, somadas aos recursos tecnológicos, devem ser utilizadas e combinadas de acordo com o objetivo e as necessidades de cada turma. Dessa maneira, conclui-se que as metodologias ativas podem ser capazes de trazer inovação necessária, sobretudo para nossas escolas públicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The theme of this search is about pedagogical practices called active methodologies. The general purpose of this research is to investigate what are active approaches and which are the best known to date. The specific objective is to reflect on what authors and researchers think about the use of these approaches associated with digital information and communication technologies. The motivation of this research was to realize, during theoretical studies in undergraduate studies, that the paradigms of traditional methodology still seem to guide the pedagogical project of schools, that is, teaching still focuses on the figure of the teacher and the static treatment of reality (memorization, repetition and control) and lack of space for dialogue. The research has a bibliographic nature and is theoretically based mainly on the concepts of active learning by Moran (2019) and Falcão and Moran (2019a, 2019b, 2019c, 2019d). The results revealed that active methodologies are teaching strategies aimed at education. participative and quality based on models and techniques that contribute to the integral formation of the autonomous individual committed to their own learning. Active learning is personalized, shared and constantly moving through hybrid models that aim to exchange experience and ideas based on various techniques that, combined with technological resources, must be used and combined according to the objective and needs. from each class. Thus, it is concluded that active methodologies may be able to bring necessary innovation, especially to our public schools. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-07T23:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 E TG JULIANA FRANCO DA CUNHA.pdf: 289242 bytes, checksum: 870c33fd9e9f5e29af0054c19784bb83 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (40 f.) : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre metodologias ativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Valério, Andréia Alda de Oliveira Ferreira, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Ferreira, Isabel Rosângela dos Santos, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letras | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
E TG JULIANA FRANCO DA CUNHA.pdf | 282.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.