Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5267
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Abdala, Rachel Duarte, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Letícia Rodrigues, 2000- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T00:38:39Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T00:38:39Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5267 | - |
dc.description | Orientação: Profa Dra. Rachel Duarte Abdala | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O tema educação está entrelaçado a diversas variáveis e dimensões, dentre elas destacamos a Educação de Jovens e Adultos e também a Educação Inclusiva. Após observá-las separadamente houve percepção das relações entre essas duas dimensões educacionais. Por isso, é nesse contexto que a presente monografia de conclusão de curso de História se propõe estudar, a Educação de Jovens e Adultos como uma Educação Inclusiva. Como recurso metodológico analisou-se documentações teóricas de especialistas da área da educação, tanto inclusiva quanto específica da Educação de Jovens e Adultos, para buscar compreender o processo histórico de constituição de iniciativas para trabalhar a Educação de Jovens e Adultos, estudando suas origens e analisando suas condições. Para tanto, baseou-se na Constituição Federal e em outros dispositivos legais que tratam do assunto, além das obras do importante educador brasileiro Paulo Freire que se preocupou com a alfabetização no Brasil. Metodologicamente, recorreu-se à análise documental de uma manifestação escrita de uma egressa de Educação de Jovens e Adultos sobre suas percepções sobre seus estudos nessa modalidade de ensino. Em sua narrativa ela destaca a importância desse curso para a transformação da sua vida. Conclui-se que a Educação de Jovens e Adultos pode ser definida como uma Educação Inclusiva devido seu público ser marginalizado pela sociedade em diferentes faixas etárias e níveis sociais em função da falta de escolarização e do analfabetismo. Desse modo, a Educação de Jovens e Adultos torna-se transformadora na vida desses indivíduos, seja em âmbito pessoal ou profissional. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-08T00:38:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B TG LETICIA RODRIGUES SILVA.pdf: 408340 bytes, checksum: 53e2ec9f71af90c8f82272c883d5c152 (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (52 f.) : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EJA - Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | MOBRAL | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | A Educação de Jovens e Adultos como educação inclusiva : análises e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Boll, Armindo, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letras | pt_BR |
Appears in Collections: | História - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
B TG LETICIA RODRIGUES SILVA.pdf | 398.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.