Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/526
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira, Edson Trajano | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Leonardo Santos da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-16T13:17:26Z | - |
dc.date.available | 2019-08-16T13:17:26Z | - |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/526 | - |
dc.description | Orientador Prof. Dr. Edson Trajano Vieira. | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este estudo discorre sobre a contribuição da Economia Solidária, na Educação de Jovens e Adultos do Curso Técnico em Cozinha, do Instituto Federal do Piauí Campus Teresina Zona Sul. Foi estabelecido como objetivo analisar a utilização da Economia Solidária como prática educativa para propiciar melhorias de inserção dos alunos no mercado de trabalho e objetivos específicos: verificar como os princípios da economia solidária são contemplados nas práticas de ensino da Educação de Jovens e Adultos e discutir as potencialidades da Economia Solidária como prática educativa e melhoria da inserção do aluno do PROEJA no mercado de trabalho. A pesquisa bibliográfica e documental realizada em fontes como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) e registros escolares, corroboraram para análise do objeto em questão, e, dessa forma, evidenciar as diretrizes, metodologias e ações que possibilitarão a inserção do aluno no mercado de trabalho. Os resultados revelam a ausência de práticas e abordagens em sala de aula que contextualize o mercado de trabalho e a contemplação da motivação dos alunos por empreender a própria atividade, os resultados mostram que a maioria dos alunos permanece em situação de desemprego depois de formados, este cenário, demostram a necessidade de planejamento educacional que favoreça a capacidade do aluno de conseguir trabalho e/ou gerar sua própria atividade. Para essa realidade, permite sustentar que as contribuições da Economia Solidária possibilitariam a inserção dos alunos no mercado de trabalho pelo intermédio da organização de atividades coletivas e oportunidade de uma prática educativa contextualizada. Espera-se que este estudo, venha contribuir para melhores ações nas práticas da Educação de Jovens e Adultos para melhoria da inserção no mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This study discusses the contribution of the Solidarity Economy in Education Youth and Adult Course Technician Kitchen, Federal do Piauí Campus Teresina South Zone Institute. It was established to analyze the use of the Solidarity Economy as an educational practice to provide integration improvements of students in the labor and specific objectives market: check how the principles of solidarity economy are included in the teaching practices of the Youth and Adult Education and discuss the potential of solidarity economy as an educational practice and improving PROEJA the student's insertion into the market job. The bibliographic and documentary survey of sources such as the Pedagogic Political Project (PPP) and the Institutional Development Project (IDP) and school records, corroborated for analysis of the object in question, and thus highlight the guidelines, methodologies and actions will enable the inclusion of students in the labor market. The results reveal the absence of practices and approaches in the classroom that contextualize the labor market and the contemplation of student motivation for undertaking the activity itself, the results show that most students remains unemployed after graduation, this scenario, demonstrate the need for educational planning that favors the student's ability to get work and / or generate their own activity. For this fact, allows to maintain that the contributions of Solidarity Economy would make possible the integration of students into the labor market by means of the organization of collective activities and opportunity to a contextualized educational practice. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-16T13:17:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leonardo Santos da Silva_seg.pdf: 3593051 bytes, checksum: da861027a3c97da2aab52f2265a79ab6 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.format.extent | 124f : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 | * |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento regional | pt_BR |
dc.subject | Economia solidária | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | pt_BR |
dc.title | Economia solidária como instrumento para o desenvolvimento no PROEJA do Piauí | pt_BR |
dc.title.alternative | Solidarity economy as a tool for development in Piauí PROEJA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Kamimura, Quésia Postigo | pt_BR |
dc.contributor.other | Menezes, Aldo Botana | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Leonardo Santos da Silva_seg.pdf | 3.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License