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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: O grupo escolar de São Luiz do Paraitinga : história e memória
Authors: Fernandes, Ana Paula Claro, 1997-
Abstract: Resumo: Os grupos escolares, símbolo da reforma da instrução pública paulista realizada na década de 1890, foram escolas primárias que, agrupando as escolas isoladas em um único prédio, reuniram todas as características da escola graduada em voga na Europa e nos Estados Unidos no final do século XIX. Entre elas, destacamos a divisão das classes por idade e nível de conhecimento, a distribuição ordenada do tempo e dos conteúdos, a adoção do método de ensino intuitivo e simultâneo, a arquitetura específica e uma nova disposição administrativa. No Brasil, importou-se a crença de que a educação era uma peça fundamental para a construção da nação e os republicanos viram nela um meio de romper com o passado imperial, modernizar o país e legitimar a República. Portanto, ainda que não tenha conseguido se estabelecer em todo o território nacional devido, entre outras questões, a falta de recursos, esse modelo de escola se consolidou como uma tradição no decorrer do século XX, tornando-se um marco na história da educação brasileira. Tendo como tema o grupo escolar Coronel Domingues de Castro de São Luiz do Paraitinga, a presente pesquisa procurou desvelar os aspectos do seu cotidiano, tais como as características estruturais e organizacionais, as normas, a rotina, a disciplina e outros elementos, e entender as nuances de como essa escola, ao mesmo tempo em que conseguiu se ajustar a legislação educacional, também formou as suas próprias particularidades. Para isso, analisou-se atas, ofícios, relatórios e alguns exemplares dos periódicos "O Luizense" e "Correio Paulistano", datados de 1895 até 1940. Porém, posto que as fontes escritas eram limitadas devido a uma enchente que ocorreu em 2010 no município, na qual a maioria dos documentos se perderam, elegemos a História Oral como a nossa principal metodologia. As narrativas orais de 14 sujeitos (entre professor, funcionário e aluno) que estudaram e/ou trabalharam entre 1938 e 1971 nos permitiu viabilizar a nossa pesquisa para além de 1940. Desse modo, pudemos parcialmente, compreender as dinâmicas cotidianas não registradas em documentos oficiais. Por fim, esse entrelace entre as fontes orais, documentais e bibliográficas nos permitiu compor também um breve panorama entre o nacional e o regional.
Abstract: The school groups, simbols of the public education reform in the state of São Paulo, that happened in the decad of 1890, where the primary schools that, agrouping isolated institutions in the same building, aggrageted all the characteristics of the graduated school in vogue at Europe and United States of America in the end of XIX century. Between them, we would like to point out the division of grades by age and knowledge level, the ordenated distribuition of time and content, the use of intuitive and simultaneous methods, the specific architecture e a new administrative disposition. In Brazil, the belief that education were a fundamental part for the construction of a nation were imported, and the republicans saw a way to creat a rupture with the imperial past, modernize the country and legitimate the republic. So, even that the model weren't able to be spread around the country, because of other reasons, mostly resources, this kind of school was consolidated as a tradition at the XX century, becoming a mark on the history of brazilian education. Taking as subject the school group Coronal Domingues de Castro from São Luiz do Paraitinga, this research tried to unveil the day-to-day aspects, like its estructural and organizational characteristics, the rules, the routine, the discipline and other elements, and understand the nuances of how that group was able to adjust itself to the educational legislation and, at the same time, had its own particularities. For this purpose, minutes, crafts, reports and some editions of the periodics "O Luizense" and "Correio Paulistano", dated between 1845 and 1940, were analyzed. But, since the sources where limited because of a flood that happened in the year of 2010 in the city, where most of the documents were lost, we elected the oral history as the main methodology. The narrative of 14 people (teachers, students and employees) that studied or worked between 1938-1971 there, has allowed us to enable our research beyond 1940. Thus, we where able to partly understand the daily dynamics not registrated on the official documents. Ultimately, the link between the oral, documental and bibliographic sources has also allowed us to compose a small perspective of the nacional and regional.
Keywords: São Luiz do Paraitinga
Educação - História
História oral
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5270
Issue Date: 2019
Appears in Collections:História - Trabalhos de Graduação

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