Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/527
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araújo, Elvira Aparecida Simões de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Ágela Maria Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-16T13:21:42Z | - |
dc.date.available | 2019-08-16T13:21:42Z | - |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/527 | - |
dc.description | Orientador Profa. Dra. Elvira Aparecida Simões de Araújo | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho aborda a questão da educação e políticas públicas. O objetivo é avaliar os impactos e contribuições do Programa de Assistência Estudantil no desenvolvimento dos discentes do IFTO Campus Araguatins/TO sob a perspectiva dos contemplados pelo programa. A educação é compreendida como um instrumento para promover o crescimento e reduzir a pobreza. Recentemente o investimento no educando tem sido cogitado e desenvolvido a fim de contribuir para o crescimento não só intelectual, mas também físico, psicológico e social. Neste panorama, surge o Programa de Assistência Estudantil com objetivo de garantir a inclusão e permanência dos alunos que apresentam vulnerabilidade socioeconômica. Neste sentido, é relevante entender o processo de educação, das políticas públicas e por fim conhecer os resultados da implantação do programa no IFTO Campus Araguatins/TO. Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa por meio de aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aos 280 alunos, o que corresponde a 100%, ou seja, todos os alunos contemplados pelo programa PNAES no ano de 2012. A pesquisa caracterizou-se como exploratória, sendo utilizados métodos de abordagem quantitativa e qualitativa. Quanto ao delineamento a pesquisa foi documental seguida de pesquisa de campo e de levantamento. Os resultados obtidos mostram a grande importância do programa na mudança positiva na vida dos estudantes. Os mesmos afirmam a amplitude de desenvolvimento no aspecto financeiro, bem como educacional, pois depois da inclusão sentiram-se motivados a darem continuidade aos estudos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This paper addresses the issue of education and public policy. The objective is to evaluate the impacts and contributions Student Assistance Program in the development of students of Campus IFTO Araguatins / TO from the perspective of the contemplated program. Education is understood as an instrument to promote growth and reduce poverty. Recently the investment in schooling has been considered and developed in order to contribute to the growth not only intellectual, but also physical, psychological and social. In this scenario, there is the Student Assistance Program in order to ensure the inclusion and retention of students who have socioeconomic vulnerability. In this sense, it is relevant to understand the process of education, public policy and finally know the results of the implementation of the program in IFTO Campus Araguatins / TO. To achieve the objectives, a survey was conducted through questionnaires with open and closed questions to 280 students, which corresponds to 100%, ie all students covered by the program PNAES in 2012. The study was characterized as exploratory, being used methods of quantitative and qualitative approach. Regarding the research design was followed by documentary research and field survey. The results show the importance of the program in positive change in the lives of students. They claim the breadth of development in the financial aspect, as well as educational, because after inclusion felt motivated to build on the studies. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-16T13:21:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Agela Maria Pereira da Silva_seg.pdf: 1152530 bytes, checksum: a5e34c21d30ce017e5308b5138ae2d93 (MD5) Previous issue date: 2013 | en |
dc.format.extent | 93 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 | * |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | pt_BR |
dc.title | Educação e políticas públicas : impactos e contribuições do programa de assistência estudantil no desenvolvimento dos discentes do IFTO Campus Araguatins - TO | pt_BR |
dc.title.alternative | Education and public: impacts and contributions program student assistance in the development of the students of Campus IFTO Araguatins-TO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Carniello, Mônica Franchi | pt_BR |
dc.contributor.other | Salgado, Andréia Maria Pedro | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Agela Maria Pereira da Silva_seg.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License