Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Mauro Castilho, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Mariana Costa dos, 1998-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-08T18:30:09Z-
dc.date.available2022-03-08T18:30:09Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5284-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalvespt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso relativo a uma experiência pedagógica - que podemos denominar de não formal -, desenvolvida numa área periférica do município de Ubatuba, SP. Originalmente denominado Araribá, a experiência foi efetivada na Escola Sebastiana Luiza, vinculada à rede pública daquela cidade. Partindo do princípio de novos caminhos para a educação, seus idealizadores desafiaram o senso comum e viabilizaram uma pedagogia de projeto, que envolveu toda a instituição de ensino. A pesquisa analisou a documentação e os registros (projeto pedagógico, atas, diários etc.) elaborados durante a realização das ações, além de entrevistar a fundadora da iniciativa. De natureza bibliográfica e qualitativa, o estudo de caso em questão, foi refletido à luz dos conceitos de instituição, educação não formal, tempo, espaço e agrupamento. Os resultados indicam que o projeto Araribá, em que pese as resistências internas e externas, obteve relativo sucesso no período de sua realização, envolvendo equipe pedagógica, professores, alunos e comunidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents a case study related to a pedagogical experience - which we can call non-formal - developed in a peripheral area in the municipality of Ubatuba, SP. Originally called Araribá, the experience was carried out at the Sebastiana Luiza School, linked to the public network of that city. Based on the principle of new paths for education, its creators challenged common sense and made a project pedagogy possible, which involved the entire educational institution. The research analyzed the documentation and records (pedagogical project, minutes, diaries, etc.) prepared during the performance of the actions, in addition to interviewing the founder of the initiative. Bibliographic and qualitative in nature, the case study in question was reflected in the light of the concepts of institution, non-formal education, time, space and grouping. The results indicate that the Araribá project, despite internal and external resistance, was relatively successful in the period of its implementation, involving the pedagogical team, teachers, students and the community.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-08T18:30:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 E TG MARIANA COSTA DOS SANTOS.pdf: 379614 bytes, checksum: 92bb6c8978b0d3c3df7f87fda319fa63 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.format.extent1 recurso online (46 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectUbatubapt_BR
dc.subjectPeriferiaspt_BR
dc.titleEscola de ensino não formal em área periférica : projeto Araribá, Ubatuba, SP: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:História - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
E TG MARIANA COSTA DOS SANTOS.pdf370.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.