Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5296
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nogueira, Leandro Maia, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.author | Nazari, Giorgio Artencio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T23:59:36Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T23:59:36Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5296 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Me. Leandro Maia Nogueira | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2017. | pt_BR |
dc.description | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Muita coisa mudou desde o patenteamento do primeiro motor à combustão interna na Itália pelos engenheiros Eugenio Barsanti e Felice Matteucci, que era um projeto simples, mas que efetivamente usava a energia de expansão liberada pela combustão controlada de uma mistura de ar e combustível, mas o conceito do motor basicamente se manteve o mesmo. Com as crescentes demandas ambientais e do mercado para motores mais eficientes, com maior potência, menor consumo e menor emissão de CO2, novas tecnologias tiveram que ser adotadas. Neste trabalho discorre-se sobre uma dessas tecnologias, que vem se tornando tendência mundial, que é justamente o uso de ligas de alumínio na construção de motores à combustão interna, se valendo de uma pesquisa bibliográfica para descrever as potencialidades dessa tecnologia, seus benefícios, desafios a serem enfrentados e tendências. Ao final da pesquisa concluiu-se que o alumínio apresenta características desejáveis para que as metas de emissão de poluentes sejam cumpridas, sendo um favorito dentre os materiais disponíveis, e que sua utilização nos motores à combustão interna seja cada vez mais aprofundada. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Much has changed since the patenting of the first internal combustion engine in Italy by the engineers Eugenio Barsanti and Felice Matteucci, which was a simple, but effectively used the energy liberated by the controlled combustion of fuel and air mixture, but the concept of this simple engine has remained almost unchanged. With the crescent environmental and market demands for more efficient, more powerful, less fuel consuming and lower emission engines, new technologies had to be adopted. In this work we discuss one of these technologies, which is becoming a worldwide trend, which is precisely the use of aluminum alloys in the construction of internal combustion engines, using a bibliographical research to describe the potentialities of this technology, its benefits, challenges to be faced and trends. At the end of the research it was concluded that aluminum presents desirable characteristics so that the pollutant emission targets are met, being a favorite among the available materials, and that its use in internal combustion engines is increasingly deepened | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-08T23:59:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Giorgio Artencio Nazari.pdf: 1419863 bytes, checksum: a46779af638104007633ca1ee3724d28 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (41 f.) : il., digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Motores a combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Ligas de alumínio | pt_BR |
dc.subject | Redução de emissão de gases | pt_BR |
dc.title | Aplicação de ligas de alumínio em motores à combustão interna | pt_BR |
dc.title.alternative | Application of aluminum alloys in internal combustion engines | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Giorgio Artencio Nazari.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.