Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/530
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTeruya, Monica de C. Mello (Monica de Castro Mello)pt_BR
dc.contributor.authorChicarelli, Alexandrept_BR
dc.contributor.authorGarcia, Marina Payarpt_BR
dc.date.accessioned2019-06-26T15:35:59Z-
dc.date.available2019-06-26T15:35:59Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/530-
dc.descriptionOrientação: Prof. Fabio Siqueira Campanapt_BR
dc.descriptionCoorientação: Profa. Mônica de Castro Mello Teruyapt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Núcleo de Educação a Distância, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O movimento de renovação da Educação Física Escolar da década de 80 produziu efeito na literatura, porém na pratica a renovação não se reflete, visto que a Educação Física Escolar se encontra em um momento estagnado contrapondo-se a essa renovação teórica. Muitos professores ainda persistem nas práticas tradicionais que resistem às mudanças. A inovação é um tema atual, que instiga ao debate necessário para a conscientização da efetivação das mudanças necessárias na atuação docente. Acreditamos que a tentativa de caracterização do perfil do professor inovador e do significado de sua atuação docente é fundamental para que a Educação Física Escolar caminhe em direção de seu objetivo, a formação de cidadãos críticos, construtores de seus conhecimentos e transformadores da realidade através de suas ações e relações. Neste trabalho, de caráter exploratório, após esclarecimentos a respeito da história da Educação Física Escolar no Brasil, descrevemos, com base nos estudos consultados, as características do professor inovador e de uma prática inovadora no ensino dessa disciplina.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The renewal movement of School Physical Education in the 1980s has produced effects in Literature, but, in practice, this renewal is not reflected at schools, since this discipline is in a moment of stagnation, interposing itself against the theoretical renewal. Many teachers still persist in traditional practices that resist the changes. The innovation is a current topic that instigates the needed discussion in order to aware the educators about the necessity of incorporating these changes in their praxis. We believe that the attempting of characterize the profile of the innovative teacher and the meaning of his/her teaching practice is primordial in order to the School Physical Education step towards its purpose: the formation of critical citizens, builders of their own knowledge and transformers of the reality through their actions and relations. In this work, of exploratory character, after clarifications about the History of the School Physical Education in Brazil, we describe, based on the analyzed studies, the features of the innovative teacher and of the innovative praxis in this school discipline.pt_BR
dc.description.abstractResumen: El movimiento de la renovación de la Educación Física Escolar de la década de 80 produjo efecto en la literatura, pero en la práctica la renovación no refleja su intención, una vez que la Educación Física Escolar está ahora mismo estancada, en contra de la idea de la renovación teórica. Muchos profesores aún insisten en las prácticas tradicionales que resisten a los cambios. La innovación es un tema actual, que instiga el debate necesario para la concientización de la efectuación de los cambios necesarios en la actuación docente. Creemos que el intento de caracterizar el perfil del profesor innovador y del significado de su actuación es fundamental para que la Educación Física Escolar camine hacia su objetivo, la formación de ciudadanos críticos, constructores de sus conocimientos y transformadores de la realidad a través de sus acciones y relaciones. En este trabajo de investigación, de carácter exploratorio, después de haber esclarecido la situación histórica de la Educación Física Escolar en Brasil, describimos, con base en los estudios consultados, las características del profesor innovador y de una práctica innovadora en la enseñanza de esta asignatura.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-26T15:35:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Alexandre e Marina.pdf: 853458 bytes, checksum: 0d79e17ce4957f9a814d5edafa67b27f (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (52 f.) : il. ; digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrática pedagógica da educação físicapt_BR
dc.subjectInovação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.titleA inovação pedagógica na educação física escolar : perfil do professor inovadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherCampana, Fábio Siqueirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Núcleo de Educação a Distânciapt_BR
dc.description.degreelevelGraduado em Educação Física (Licenciatura)pt_BR
Appears in Collections:Educação Física (EAD) - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TCC_Alexandre e Marina.pdf833.46 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons