Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5331
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | A afetividade como componente integrador na educação infantil |
Authors: | Vieira, Ingrid Natacha, 1997- Pelegrino, Paloma Michele Zilioti, 1988- |
Abstract: | Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar e analisar como a afetividade se constitui no processo de desenvolvimento infantil de crianças que se encontram na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, na Educação Infantil. Também tivemos como objetivo analisar se a afetividade interfere no processo de aprendizagem dessas crianças. Para isso optamos por uma pesquisa bibliográfica, por considerarmos a mais apropriada para as investigações sobre o assunto. No primeiro capítulo abordamos as concepções sobre o desenvolvimento humano na primeira infância, respaldando-nos em estudos feitos por Piaget, Vygotsky e Wallon. No Capítulo 2, tratamos mais especificamente do desenvolvimento infantil e das relações entre cognição e a afetividade. No Capítulo 3, tratamos da construção do afeto no ambiente escolar, como esse processo deve ocorrer, visando o completo desenvolvimento da criança. Por fim, concluímos que o fator afetividade interfere sim na relação professor-aluno e a qualidade desta relação interfere de forma determinante no processo de ensino-aprendizagem. Abstract: Não possui. |
Keywords: | Afetividade Aprendizagem Ensino fundamental - Brasil |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5331 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
E TG INGRID NATACHA VIEIRA; PALOMA MICHELE ZILIOTI PELLEGRINO.pdf | 448.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.