Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5332
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Capostagno, Cassia Elisa Lopes, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Pamela Priscila dos, 1998- | pt_BR |
dc.contributor.author | Toledo, Thainara Lira de, 1999 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T16:37:09Z | - |
dc.date.available | 2022-03-10T16:37:09Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5332 | - |
dc.description | Orientação: Profa Ma. Cássia Elisa Lopes Capostagno | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa propôs-se a desvelar em que medida a afetividade interfere na aprendizagem ao longo do processo de escolarização das crianças que estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, utilizou-se a metodologia do tipo bibliográfica, que dispõe dos recursos mais pertinentes para o tema da nossa pesquisa, ou seja, contribui para o melhor embasamento teórico do nosso trabalho. No primeiro capítulo, buscou-se identificar as concepções de desenvolvimento humano no período que abrange a primeira infância nas perspectivas dos teóricos: Piaget. Vygotsky e Wallon. O segundo capítulo aborda as concepções de afetividade nas teorias dos estudiosos supracitados. O terceiro e último capítulo trata das relações entre afetividade e aprendizagem apresentadas nas teorias: piagetiana, vygotskyana e walloniana. Como suporte teórico, além dos autores supracitados, lançamos mão dos estudos de Bock, Furtado e Teixeira (2001), Munari (2010), La Taille (1992), Rego (1995), Oliveira (1992), Galvâo (2000), Dantas (1992), dentre outros autores. Por fim, com os estudos realizados nota-se que a afetividade pode interferir tanto positivamente, quanto negativamente na aprendizagem das crianças que se encontram no processo de escolarização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o que nos oferece fortes indicadores do quanto as boas intervenções no âmbito escolar no que tange à afetividade podem contribuir para aprendizagens significativas dos alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-10T16:37:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B TG Pamela Priscila dos Santos; Thainara Lira de Toledo.pdf: 344624 bytes, checksum: f9762ca2d0a09919bd647c178f06194b (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (52 f.) : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Brasil | pt_BR |
dc.title | A afetividade no processo de aprendizagem em anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Veiga, Odila Amélia | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Pedagogia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
B TG Pamela Priscila dos Santos; Thainara Lira de Toledo.pdf | 336.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.