Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5332
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCapostagno, Cassia Elisa Lopes, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Pamela Priscila dos, 1998-pt_BR
dc.contributor.authorToledo, Thainara Lira de, 1999pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T16:37:09Z-
dc.date.available2022-03-10T16:37:09Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5332-
dc.descriptionOrientação: Profa Ma. Cássia Elisa Lopes Capostagnopt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa propôs-se a desvelar em que medida a afetividade interfere na aprendizagem ao longo do processo de escolarização das crianças que estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, utilizou-se a metodologia do tipo bibliográfica, que dispõe dos recursos mais pertinentes para o tema da nossa pesquisa, ou seja, contribui para o melhor embasamento teórico do nosso trabalho. No primeiro capítulo, buscou-se identificar as concepções de desenvolvimento humano no período que abrange a primeira infância nas perspectivas dos teóricos: Piaget. Vygotsky e Wallon. O segundo capítulo aborda as concepções de afetividade nas teorias dos estudiosos supracitados. O terceiro e último capítulo trata das relações entre afetividade e aprendizagem apresentadas nas teorias: piagetiana, vygotskyana e walloniana. Como suporte teórico, além dos autores supracitados, lançamos mão dos estudos de Bock, Furtado e Teixeira (2001), Munari (2010), La Taille (1992), Rego (1995), Oliveira (1992), Galvâo (2000), Dantas (1992), dentre outros autores. Por fim, com os estudos realizados nota-se que a afetividade pode interferir tanto positivamente, quanto negativamente na aprendizagem das crianças que se encontram no processo de escolarização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o que nos oferece fortes indicadores do quanto as boas intervenções no âmbito escolar no que tange à afetividade podem contribuir para aprendizagens significativas dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-10T16:37:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B TG Pamela Priscila dos Santos; Thainara Lira de Toledo.pdf: 344624 bytes, checksum: f9762ca2d0a09919bd647c178f06194b (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (52 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Brasilpt_BR
dc.titleA afetividade no processo de aprendizagem em anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherVeiga, Odila Améliapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
B TG Pamela Priscila dos Santos; Thainara Lira de Toledo.pdf336.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.