Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5338
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Rebecca Tavares dos, 1998-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T17:27:30Z-
dc.date.available2022-03-10T17:27:30Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5338-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalhopt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: O Grafismo e o Desenho são formas de expressão que as crianças utilizam para se comunicarem e, dessa forma, são fontes importantes de estudos e reflexões acerca das interpretações produzidas pelas próprias crianças sobre si mesmas e sobre o mundo com que interagem. O presente trabalho de graduação busca mostrar como o grafismo e o desenho podem se transformar em instrumento para o professor avaliar as apropriações que as crianças fazem dos conteúdos trabalhados nas atividades em diferentes campos de experiências. Para atingir esse objetivo, fizemos o relato de uma experiência docente em que o professor, nesse caso, a própria autora desta pesquisa, transformou o desenho da criança em instrumento para avaliar as apropriações das crianças durante a participação dela no desenvolvimento de um projeto pedagógico intitulado Tudo sobre o meu corpo e vinculado ao campo de ciências. E, a partir desse relato, verificou-se o papel do desenho no processo avaliativo do desempenho da criança. Esta pesquisa traz fundamentações teóricas embasadas em estudos e reflexões de autores como Hoffmann (2009, 2011) Lowenfeld (1977), Albano (2012) entre outros. Os resultados obtidos apontam que o desenho é um registro que garante à criança ser mais precisa, detalhada, uma vez que domina essa linguagem, e o professor é mediador deste processo, e tem como objetivo comparar as diversas produções, observar o desempenho gradativamente, a fim de avaliar o desenvolvimento das crianças. Por fim, conclui-se que podemos pensar no desenho das crianças como uma ferramenta pedagógica de avaliação do seu desenvolvimento escolar e concordar que toda arte criativa da criança, todas as suas ações naturais e espontâneas referentes às artes e mais especificamente o desenho, devem ser valorizadas e incentivadas dentro das suas possibilidades e medidas no ambiente da Educação Infantil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Graphism and drawing are forms of expression that children use to communicate and, therefore, are important sources of studies and reflections on their own interpretations of themselves and the world with which they interact. Based on these reasons, the present research aims to show how the graphics and drawing can become the teacher's instrument to evaluate the appropriations that children make of the content worked on activities, in different fields of experiences. To achieve this goal, we report a teaching experience in which the teacher, in this case, the author of this research, transformed the child's drawing into an instrument to evalute children's appropriations during their participation in the development of a pedagogical project entitled Everything about my body is linked to the science field. And from this report, it was verified the role of drawing in the evaluation process of the child's performance. This research brings theoretical foundations based on studies and reflections of authors such as Hoffmann (2009, 2011) Lowenfeld (1977), Albano (2012) among others. The results showed that the drawing is a record that ensures the child to be more precise, detailed, since he / she has mastered this language, and the teacher is the mediator of this process, and aims to compare the various productions, to observe the performance gradually, the to assess children's development. Finally, we conclude that we can think of children's drawing as a pedagogical tool for assessing their school development and agree that all creative children's art, all their natural and spontaneous actions regarding the arts and more specifically drawing, must be valued and encouraged within their possibilities and measures in the preschool environment.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-10T17:27:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 D TG REBECCA TAVARES DOS SANTOS.pdf: 606328 bytes, checksum: 7c5197c2458f0ebe30618d2b1822fe20 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (45 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectGrafismopt_BR
dc.titleO desenho como instrumento de avaliação na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherRezende, Carlos Eduardo Reis, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
D TG REBECCA TAVARES DOS SANTOS.pdf592.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.