Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5340
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Silvio Luiz da, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorBotosso, Larissa Alves, 2000-pt_BR
dc.contributor.authorGranato, Luiza Peloggia, 1993-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T17:47:12Z-
dc.date.available2022-03-10T17:47:12Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5340-
dc.descriptionOrientação: Profa Dr. Silvio Luiz da Costapt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo refere-se a uma pesquisa sobre criatividade na educação. A ação criativa está associada à busca por superações, e então ao pensarmos em educação, devemos tê-la como um instrumento de transformação e humanização. Essa monografia tem por objetivo refletir o processo criativo no ambiente escolar, considerando fatores que podem estimular a criatividade ou inibi-la, analisando qual o papel do professor nesse processo. O estudo, de caráter bibliográfico, iniciou-se com um levantamento de pesquisas nas bases de dados SciELO- Scientific Electronic Library Online e Portal de Periódicos CAPES. Entre os principais resultados destaca-se que o homem é um ser criativo e que a criatividade está presente desde o seu primeiro momento de vida. A criatividade acontece no cotidiano e é favorecida quando valorizamos a espontaneidade. Assim, verificamos que a escola faz parte desse processo, podendo influenciar de forma favorável, contribuindo na promoção da autonomia do sujeito desde a infância com um espaço e um tempo que possibilitem experimentação, exploração, novos desafios e descobertas. Destacamos por fim, a centralidade do papel do professor na superação de possíveis atitudes limitadoras, mecanizadas que inibem a criatividade e em propor atividades criativas que tenham o aluno como protagonista do processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study refers to research on creativity in education. Creative action is associated with the search for overcoming, and so when thinking about education, we must have it as an instrument of transformation and humanization. This monograph aims to reflect the creative process in the school environment, considering factors that can stimulate creativity or inhibit it, analyzing the role of the teacher in this process. The study, of bibliographic character, began with a survey of theoretical foundations in the SciELO- Scientific Electronic Library Online and Portal de Periódicos CAPES. Among the main results, it is noteworthy that man is a creative being and that creativity is present from the first moment of life. Creativity happens in everyday life and is favored when we value spontaneity. Thus, we verify that the school is part of this process, being able to influence in a favorable way, contributing to the promotion of the subject's autonomy since childhood with a space and a time that allow experimentation, exploration, new challenges and discoveries. Finally, we highlight the central role of the teacher in overcoming possible limiting, mechanized attitudes that inhibit creativity and in proposing creative activities that have the student as the protagonist of the learning process.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-10T17:47:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Larissa Alves Botosso e Luiza Peloggia Granato.pdf: 312963 bytes, checksum: 3d22be214228ab266bea7baf7875f199 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (40 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titleA escola e o processo criativopt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherCosta, Cleusa Vieirapt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Larissa Alves Botosso e Luiza Peloggia Granato.pdf305.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.