Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5341
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: As estratégias de ensino para autistas na escola regular
Authors: Bertti, Nayara Mamede, 1999-
Abstract: Resumo: O objetivo geral deste estudo foi investigar o que as produções científicas e acadêmicas abordam sobre a inclusão e os processos de ensino e aprendizagem de alunos com autismo matriculados nas escolas regulares. A metodologia utilizada, foi a pesquisa bibliográfica, com base em livros, artigos, documentos legais e sites. Após leitura do material selecionado, os dados foram organizados em 4 quadros: No Quadro 1- Livros sobre autismo e inclusão escolar; Quadro 2- Artigos sobre autismo e transtornos característicos e inclusão escolar referente a criança autista; Quadro 3- Documentos legais a respeito aos direitos do aluno autista e Quadro 4 - Sites educacionais sobre estratégias de ensino para autistas. A análise nos indicou livros que ressaltaram a parte conceitual e histórica do autismo e da inclusão escolar. Já nos artigos, os autores realçaram os aspectos da inclusão escolar nos dias de hoje e um pouco mais sobre os demais transtornos. Nos documentos legais nos mostram os direitos do autistas na sociedade e no âmbito escolar. E por últimos os sites nos apontam metodologias de ensino alternativos como o TEACCH, ABA, PECS e a Musicoterapia. Conclui-se, portanto, a educação inclusiva, não é apenas incluir o aluno em sala de aula com uma vaga na escola regular, é também organizar estratégias de ensino para que o aluno se sinta acolhido, de forma que o retorno disso é o resultado de uma criança com autismo realçando seu potencial.
Abstract: Não possui.
Keywords: Autismo
Inclusão escolar
Metodologia de ensino
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5341
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG NAYARA MAMEDE BERTTI.pdf579.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.