Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5341
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Roseli Albino dos, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Bertti, Nayara Mamede, 1999- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T17:52:21Z | - |
dc.date.available | 2022-03-10T17:52:21Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5341 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo geral deste estudo foi investigar o que as produções científicas e acadêmicas abordam sobre a inclusão e os processos de ensino e aprendizagem de alunos com autismo matriculados nas escolas regulares. A metodologia utilizada, foi a pesquisa bibliográfica, com base em livros, artigos, documentos legais e sites. Após leitura do material selecionado, os dados foram organizados em 4 quadros: No Quadro 1- Livros sobre autismo e inclusão escolar; Quadro 2- Artigos sobre autismo e transtornos característicos e inclusão escolar referente a criança autista; Quadro 3- Documentos legais a respeito aos direitos do aluno autista e Quadro 4 - Sites educacionais sobre estratégias de ensino para autistas. A análise nos indicou livros que ressaltaram a parte conceitual e histórica do autismo e da inclusão escolar. Já nos artigos, os autores realçaram os aspectos da inclusão escolar nos dias de hoje e um pouco mais sobre os demais transtornos. Nos documentos legais nos mostram os direitos do autistas na sociedade e no âmbito escolar. E por últimos os sites nos apontam metodologias de ensino alternativos como o TEACCH, ABA, PECS e a Musicoterapia. Conclui-se, portanto, a educação inclusiva, não é apenas incluir o aluno em sala de aula com uma vaga na escola regular, é também organizar estratégias de ensino para que o aluno se sinta acolhido, de forma que o retorno disso é o resultado de uma criança com autismo realçando seu potencial. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-10T17:52:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG NAYARA MAMEDE BERTTI.pdf: 593725 bytes, checksum: 0cc38401d4a41fb153896b8b29490982 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (50 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.title | As estratégias de ensino para autistas na escola regular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Rezende, Carlos Eduardo Reis, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Magalhães, Luciana de Oliveira Rocha | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Pedagogia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG NAYARA MAMEDE BERTTI.pdf | 579.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.