Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5341
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Roseli Albino dos, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorBertti, Nayara Mamede, 1999-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T17:52:21Z-
dc.date.available2022-03-10T17:52:21Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5341-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo geral deste estudo foi investigar o que as produções científicas e acadêmicas abordam sobre a inclusão e os processos de ensino e aprendizagem de alunos com autismo matriculados nas escolas regulares. A metodologia utilizada, foi a pesquisa bibliográfica, com base em livros, artigos, documentos legais e sites. Após leitura do material selecionado, os dados foram organizados em 4 quadros: No Quadro 1- Livros sobre autismo e inclusão escolar; Quadro 2- Artigos sobre autismo e transtornos característicos e inclusão escolar referente a criança autista; Quadro 3- Documentos legais a respeito aos direitos do aluno autista e Quadro 4 - Sites educacionais sobre estratégias de ensino para autistas. A análise nos indicou livros que ressaltaram a parte conceitual e histórica do autismo e da inclusão escolar. Já nos artigos, os autores realçaram os aspectos da inclusão escolar nos dias de hoje e um pouco mais sobre os demais transtornos. Nos documentos legais nos mostram os direitos do autistas na sociedade e no âmbito escolar. E por últimos os sites nos apontam metodologias de ensino alternativos como o TEACCH, ABA, PECS e a Musicoterapia. Conclui-se, portanto, a educação inclusiva, não é apenas incluir o aluno em sala de aula com uma vaga na escola regular, é também organizar estratégias de ensino para que o aluno se sinta acolhido, de forma que o retorno disso é o resultado de uma criança com autismo realçando seu potencial.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-10T17:52:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG NAYARA MAMEDE BERTTI.pdf: 593725 bytes, checksum: 0cc38401d4a41fb153896b8b29490982 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (50 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleAs estratégias de ensino para autistas na escola regularpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherRezende, Carlos Eduardo Reis, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherMagalhães, Luciana de Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG NAYARA MAMEDE BERTTI.pdf579.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.