Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5344
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | Uma leitura do Programa Curumim Sesc Taubaté : a voz de seus egressos |
Authors: | Morais,Tayná Meireles de, 1996- |
Abstract: | Resumo: Esta pesquisa busca compreender as contribuições que a participação em espaços de educação não formal tem no processo formativo dos indivíduos. A partir da memória de egressos do Programa Curumim do Sesc de Taubaté refletiu-se sobre as oportunidades e repercussões que a participação no Programa teve no desenvolvimento dos sujeitos. Entre os fundamentos teóricos da pesquisa destacam-se os estudos sobre educação não formal de Gadotti (2005) e Gohn (1998, 2004, 2006, 2014) e os estudos de Bourdieu (2007) sobre capital social. Compõe ainda a pesquisa bibliográfica e documental estudos sobre o Programa Curumim do Sesc. Em um segundo momento, realizou-se uma pesquisa de campo, na qual fez-se uso de questionários para aproximação até os egressos, seguida de entrevistas semiestruturadas com quatro egressos do Programa Curumim do Sesc de Taubaté. Os dados construídos na pesquisa de campo foram sistematizados e analisados a partir do referencial teórico levantado na pesquisa bibliográfica. A pesquisa apontou para o reconhecimento da significância dos espaços de educação não formal, com destaque para o papel educativo do Programa Curumim do Sesc. A análise das falas dos egressos permitiu destacar a relação com a instituição enquanto espaço de educação informal e não formal, e que a participação em espaços de educação, institucionalizados e não escolarizados podem contribuir e repercutir na formação do sujeito. Abstract: This research understands how contributions that participation in non-formal education spaces have in the requirements training process. From the memory of graduates of the Curumim do Sesc de Taubaté Program, the opportunities and repercussions that participation in the Program had on the development of the subjects were reflected on. Among the theoretical foundations of the research, Gadotti (2005) and Gohn (1998, 2004, 2006, 2014) and Bourdieu's (2007) studies on social capital stand out. It also comprises a bibliographical and documentary research on the Curumim do Sesc Program. In a second step, a field research was carried out, in which questionnaires were used to approach the graduates, followed by a semi-structured change with four graduates of the Curumim do Sesc de Taubaté Program. The data constructed in the field research were systematized and propagated from the theoretical framework raised in the bibliographic research. The research pointed to the recognition of the significance of non-formal education spaces, with emphasis on the educational role of the Curumim do Sesc Program. An analysis of the speeches of the graduates highlighted in relation to the institution as a space for informal and non-formal education, and that participation in educational spaces, institutionalized and not schooled can contribute and have repercussions in the formation of the subject. |
Keywords: | Educação não formal Programa Sesc Curumim Formação do sujeito Memórias |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5344 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG Tayna Meireles de Morais.pdf | 914.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.