Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5344
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Silvio Luiz da, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorMorais,Tayná Meireles de, 1996-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T18:04:57Z-
dc.date.available2022-03-10T18:04:57Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5344-
dc.descriptionOrientação: Profa Dr. Silvio Luiz da Costapt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa busca compreender as contribuições que a participação em espaços de educação não formal tem no processo formativo dos indivíduos. A partir da memória de egressos do Programa Curumim do Sesc de Taubaté refletiu-se sobre as oportunidades e repercussões que a participação no Programa teve no desenvolvimento dos sujeitos. Entre os fundamentos teóricos da pesquisa destacam-se os estudos sobre educação não formal de Gadotti (2005) e Gohn (1998, 2004, 2006, 2014) e os estudos de Bourdieu (2007) sobre capital social. Compõe ainda a pesquisa bibliográfica e documental estudos sobre o Programa Curumim do Sesc. Em um segundo momento, realizou-se uma pesquisa de campo, na qual fez-se uso de questionários para aproximação até os egressos, seguida de entrevistas semiestruturadas com quatro egressos do Programa Curumim do Sesc de Taubaté. Os dados construídos na pesquisa de campo foram sistematizados e analisados a partir do referencial teórico levantado na pesquisa bibliográfica. A pesquisa apontou para o reconhecimento da significância dos espaços de educação não formal, com destaque para o papel educativo do Programa Curumim do Sesc. A análise das falas dos egressos permitiu destacar a relação com a instituição enquanto espaço de educação informal e não formal, e que a participação em espaços de educação, institucionalizados e não escolarizados podem contribuir e repercutir na formação do sujeito.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research understands how contributions that participation in non-formal education spaces have in the requirements training process. From the memory of graduates of the Curumim do Sesc de Taubaté Program, the opportunities and repercussions that participation in the Program had on the development of the subjects were reflected on. Among the theoretical foundations of the research, Gadotti (2005) and Gohn (1998, 2004, 2006, 2014) and Bourdieu's (2007) studies on social capital stand out. It also comprises a bibliographical and documentary research on the Curumim do Sesc Program. In a second step, a field research was carried out, in which questionnaires were used to approach the graduates, followed by a semi-structured change with four graduates of the Curumim do Sesc de Taubaté Program. The data constructed in the field research were systematized and propagated from the theoretical framework raised in the bibliographic research. The research pointed to the recognition of the significance of non-formal education spaces, with emphasis on the educational role of the Curumim do Sesc Program. An analysis of the speeches of the graduates highlighted in relation to the institution as a space for informal and non-formal education, and that participation in educational spaces, institutionalized and not schooled can contribute and have repercussions in the formation of the subject.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-10T18:04:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Tayna Meireles de Morais.pdf: 936039 bytes, checksum: 54e40c11002b11dca19567a4dbda57be (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (95 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectPrograma Sesc Curumimpt_BR
dc.subjectFormação do sujeitopt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.titleUma leitura do Programa Curumim Sesc Taubaté : a voz de seus egressospt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherCosta, Cleusa Vieirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Tayna Meireles de Morais.pdf914.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.