Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5347
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | O papel da Língua Brasileira de Sinais no processo de letramento do surdo |
Authors: | Gomes, Daniele Rodrigues, 1998- |
Abstract: | Resumo: O tema do trabalho apresentado tem origem nas discussões das aulas extracurriculares de Libras e da disciplina de Fundamentos da Educação Especial I propiciadas pelo Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté. Políticas educacionais têm apontado a necessidade de se incluir todos os alunos nas escolas, garantindo seu aprendizado e participação social. O trabalho de investigação no presente estudo teve como objetivo analisar a educação dos alunos surdos nessa perspectiva inclusiva. Para favorecer a aprendizagem é necessário que os alunos tenham oportunidades para a aquisição do contexto de letramento, desta maneira, conhecendo a realidade e construindo concepções cada vez mais complexas a seu respeito. A partir da análise das experiências de surdos nas salas de aula, o trabalho visou identificar como pode ser empregado o ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras para o progresso no processo de aquisição do letramento para as crianças surdas e busca alternativas que contribuam para maior eficiência no planejamento das práticas pedagógicas. Para tanto, foi realizada uma análise baseada em uma visita técnica da qual participei enquanto bolsista do projeto Ética e Inclusão Escolar: falando com as mãos promovido pela Universidade de Taubaté - UNITAU. Observaram-se a presença da Libras e de recursos visuais empregados em duas oficinas de Libras desenvolvidas em uma associação de surdos. Em ambas as oficinas percebeu-se que a utilização de recursos visuais promoveu a aprendizagem significativa dos surdos sendo compatível com o modo visual de experienciar o mundo dos sujeitos surdos, mesmo que tenham sido observados pontos a serem melhorados para fomentar o uso da Libras na comunicação da oficina além de aspectos da visualidade a serem explorados. Foi possível constatar o papel da Libras no desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da autoestima dos surdos, favorecendo suas possibilidades de interação com o meio e de aprendizagem. Abstract: Não possui. |
Keywords: | Surdos - Educação Letramento Libras - Língua Brasileira de Sinais |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5347 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG DANIELE RODRIGUES GOMES.pdf | 461.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.