Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5349
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Cleusa Vieirapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Flávia Lorenzoni, 2000-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T18:30:43Z-
dc.date.available2022-03-10T18:30:43Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5349-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Cleusa Vieira da Costa.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A alfabetização é um processo complexo que envolve múltiplas dimensões, pensar este processo exige uma reflexão desses elementos. A alfabetização não deve ser vista unicamente como apropriação estática de um código, mas, e sobretudo, como uma ação integradora que envolve o letramento. Nesse sentido, este trabalho objetiva refletir o conceito e a prática da alfabetização e do letramento, bem como, seu desenvolvimento nas escolas, evidenciando as peculiaridades dos sujeitos envolvidos. Refletiu-se, com base nos relatos de professores durante o trabalho desenvolvido em escolas do ensino fundamental anos iniciais. Proporcionado no estágio supervisionado e durante a coleta de informações para a estruturação do relatório final obrigatório de estágio, a fala dos professores sobre o processo de alfabetização, trazendo à tona as peculiaridades desse momento. Diante disto, discutimos inicialmente um histórico da alfabetização no Brasil, o dia a dia da escola e o estágio como o espaço concreto dessas reflexões. O estudo contou com bases teóricas e pesquisas de Ferreiro e Teberosky (1999) e Soares (2004), além de outras referenciais que contribuíram para a reflexão. O trabalho proporcionou um repensar das práticas de alfabetização. Foi fundamental para compreendermos que o letramento é um processo que não consiste em início meio e fim, mas sim uma prática individual/coletiva, para além dos muros escolares.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-10T18:30:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Ana Flavia Lorenzoni Rodrigues.pdf: 142295 bytes, checksum: 51daffbaab47a65f25621c256e858abb (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (27 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleUma reflexão sobre a importância do letramento na alfabetização de crianças no primeiro e segundo ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherVeiga, Odila Améliapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Ana Flavia Lorenzoni Rodrigues.pdf138.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.