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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5349
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Costa, Cleusa Vieira | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ana Flávia Lorenzoni, 2000- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T18:30:43Z | - |
dc.date.available | 2022-03-10T18:30:43Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5349 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Ma. Cleusa Vieira da Costa. | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A alfabetização é um processo complexo que envolve múltiplas dimensões, pensar este processo exige uma reflexão desses elementos. A alfabetização não deve ser vista unicamente como apropriação estática de um código, mas, e sobretudo, como uma ação integradora que envolve o letramento. Nesse sentido, este trabalho objetiva refletir o conceito e a prática da alfabetização e do letramento, bem como, seu desenvolvimento nas escolas, evidenciando as peculiaridades dos sujeitos envolvidos. Refletiu-se, com base nos relatos de professores durante o trabalho desenvolvido em escolas do ensino fundamental anos iniciais. Proporcionado no estágio supervisionado e durante a coleta de informações para a estruturação do relatório final obrigatório de estágio, a fala dos professores sobre o processo de alfabetização, trazendo à tona as peculiaridades desse momento. Diante disto, discutimos inicialmente um histórico da alfabetização no Brasil, o dia a dia da escola e o estágio como o espaço concreto dessas reflexões. O estudo contou com bases teóricas e pesquisas de Ferreiro e Teberosky (1999) e Soares (2004), além de outras referenciais que contribuíram para a reflexão. O trabalho proporcionou um repensar das práticas de alfabetização. Foi fundamental para compreendermos que o letramento é um processo que não consiste em início meio e fim, mas sim uma prática individual/coletiva, para além dos muros escolares. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-10T18:30:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Ana Flavia Lorenzoni Rodrigues.pdf: 142295 bytes, checksum: 51daffbaab47a65f25621c256e858abb (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (27 f.) : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Uma reflexão sobre a importância do letramento na alfabetização de crianças no primeiro e segundo ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Veiga, Odila Amélia | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Pedagogia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
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TG Ana Flavia Lorenzoni Rodrigues.pdf | 138.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
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