Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5352
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | A relação entre os alunos surdos da educação básica do Vale do Paraiba e seus respectivos interprétes escolares |
Authors: | Sales, Veronica Aparecida Antonio de, 1998- |
Abstract: | Resumo: A relação entre o tradutor interprete e o surdo se mostra imprescindível a partir do momento que o aluno surdo na escola precisa ser incluído nesse ambiente, o trabalho aborda várias vertentes no âmbito educacional do surdo para o mundo que ele está, pode-se dizer que o texto tem como fundamento mostrar o desenvolvimento do bilinguismo no ambiente acadêmico, e o quanto foi trabalhoso inserir esse tipo de abordagem na escola, visando sempre provar essa dificuldade com relatos que ao decorrer dos anos via o surdo como um deficiente e quanto isso foi se modificando, como por exemplo experimentos feitos nos surdos que buscavam "solucionar" essa visão clínica de "deficiência", sendo que essa palavra que hoje em dia não é vista com bons olhos pelos profissionais da área e pelos próprios surdos. A pesquisa dissemina a ideia que o surdo não é um deficiente e prova isso com trechos de autores renomados na área que visavam acabar com esse estereótipo que o mundo tinha sobre o surdo, a trajetória do surdo no mundo sempre foi evidenciado com preconceitos e discriminação, mas pelos os trechos ressaltados no trabalho, consegue desmistificar essa visão do surdo perante a sociedade e da ênfase a inclusão dessas pessoas e o quão importante é o papel do tradutor interprete em todo o desenvolvimento desse trabalho, e a evolução do bilinguismo na escola básica, e toda a dificuldade nela imposta. A visão do surdo perante essa dificuldade e esclarecer que o oralismo não é um meio a ser imposto aos surdos e sim a língua de sinais é o direito do surdo adquirir e não ter que se habituar ao oralismo, seguir sua própria língua e ser respeitado por isso. Abstract: Não possui. |
Keywords: | Surdos - Educação Interpretes para surdos Libras - Língua Brasileira de Sinais |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5352 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG VERONICA APARECIDA ANTONIO DE SALES.pdf | 722.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.