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dc.contributor.advisorCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorBarroso, Isadora Mendes, 1998-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-11T21:25:51Z-
dc.date.available2022-03-11T21:25:51Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5357-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pintopt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho trata da experiência docente do professor de Inglês nos ambientes da escola pública e da escola privada. O que justifica a necessidade de uma análise dessa vivência deriva do fato da maioria dos estudos acadêmicos serem voltados para relação professor-aluno em um parâmetro didático, o que acaba gerando uma carência de conhecimentos sobre a ação docente como trabalho em si, investigar a vida desse professor e como ele realiza sua ação docente. Outro motivo reside nos fatores que influenciam essa ação, exigindo adaptações realizadas pelo trabalhador.O objetivo desta pesquisa é verificar quais são as interpretações sobre o trabalho do professor de Inglês de escolas públicas e privadas em textos produzidos por um desses profissionais. Utilizando como aporte teórico a Ergonomia e a Clínica da Atividade pelos óculos do Grupo ALTER foi explicitado como se dá a ação docente e o quais são os fatores que influenciam essa atividade, como artefatos materiais, sistema didático, objeto da ação, sistema de ensino e Sistema Educacional. Foi utilizado o método do Interacionismo Sociodiscursivo para que o sujeito da pesquisa pudesse examinar sob um olhar investigativo seus relatos, com o propósito gerar uma reflexão comparando os cenários em que atuou, escola pública e privada. Os resultados dessa narração indicam que há semelhanças na ação docente exercida nas duas escolas mas há também diferenças que exigem muitos ajustes. Conclui-se que a prática docente do professor de Inglês nos dois cenários narrados geram conflitos na vida desse profissional, e que deparar-se com conflitos é crucial para impulsionar a experiência docente ao amadurecimento, construir profissionais inovadores e que buscam o desenvolvimento para solução de problemas. Todavia, quando esses conflitos se tornam intransponíveis, ou seja, sem solução, seus efeitos são opostos, geram estresse, frustação, tristeza e sensação de impotência resultando no adoecimento físico e psicológico dos professores, que pode levá-los ao abandono da profissão. Portanto, quando esse professor é impedido de realizar o que idealiza, não encontra auxílio, não possui orientações claras e não é ouvido, sua jornada pode se tornar um fardo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study's theme is about the teaching experience of an English teacher who worked in a public and private school. What justifies the need for an analysis of this experience comes from the fact that most academic researches focus on the teacher-student relationship in a learning matter, which results in a lack of knowledge about the teaching work itself, missing the investigation of his life, how he leads and perform his teaching work. Another reason lies in what influences these actions, requiring adaptations made by the worker. The goal of this study was to verify in which cases this teacher needed to make changes and adapt to similar or different characteristics in the schools he worked. Using as theoretical basis the Ergonomics and Activity Clinic through the ALTER group perspective, it was explained how the teaching action happens and what are the factors that influences this activity, such as materials, learning system, object of action and Educational System. It was used the method of Discursive Social Interactionism in order to make the subject of this study able to analyze his own journals, aiming to create an investigating narrative, comparing the places he worked, public and private schools. The results of this narrative indicate that there are similarities in the teaching process in both schools but there are also differences that require many adjustments. As a conclusion, the teaching practice of the English teacher in the two scenarios shown the creation of conflicts in the professional's life. Facing conflicts is essential to develop the teaching experience, to build innovative professionals who seek the upgrading of his abilities to solve problems. However, when these conflicts become impossible to solve, their effects are opposite, creating stress, frustration, sadness and the feeling of helplessness resulting in the physical and psychological illness of teachers, which can lead them to quitting their professions. Therefore, when this teacher is unable to accomplishing what he planned, when he has no help, has no clear guidance and it is not heard, his journey may become a burden.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-11T21:25:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Isadora Mendes Barroso.pdf: 609283 bytes, checksum: 27f1ab6177a4b13177657f16a7c7cd1d (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (46 f.) : il digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores de inglêspt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.titleO trabalho do professor de inglês na escola pública e na escola privadapt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherPaula, Orlando dept_BR
dc.contributor.otherCosta, Cleusa Vieirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

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