Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5357
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: O trabalho do professor de inglês na escola pública e na escola privada
Authors: Barroso, Isadora Mendes, 1998-
Abstract: Resumo: O presente trabalho trata da experiência docente do professor de Inglês nos ambientes da escola pública e da escola privada. O que justifica a necessidade de uma análise dessa vivência deriva do fato da maioria dos estudos acadêmicos serem voltados para relação professor-aluno em um parâmetro didático, o que acaba gerando uma carência de conhecimentos sobre a ação docente como trabalho em si, investigar a vida desse professor e como ele realiza sua ação docente. Outro motivo reside nos fatores que influenciam essa ação, exigindo adaptações realizadas pelo trabalhador.O objetivo desta pesquisa é verificar quais são as interpretações sobre o trabalho do professor de Inglês de escolas públicas e privadas em textos produzidos por um desses profissionais. Utilizando como aporte teórico a Ergonomia e a Clínica da Atividade pelos óculos do Grupo ALTER foi explicitado como se dá a ação docente e o quais são os fatores que influenciam essa atividade, como artefatos materiais, sistema didático, objeto da ação, sistema de ensino e Sistema Educacional. Foi utilizado o método do Interacionismo Sociodiscursivo para que o sujeito da pesquisa pudesse examinar sob um olhar investigativo seus relatos, com o propósito gerar uma reflexão comparando os cenários em que atuou, escola pública e privada. Os resultados dessa narração indicam que há semelhanças na ação docente exercida nas duas escolas mas há também diferenças que exigem muitos ajustes. Conclui-se que a prática docente do professor de Inglês nos dois cenários narrados geram conflitos na vida desse profissional, e que deparar-se com conflitos é crucial para impulsionar a experiência docente ao amadurecimento, construir profissionais inovadores e que buscam o desenvolvimento para solução de problemas. Todavia, quando esses conflitos se tornam intransponíveis, ou seja, sem solução, seus efeitos são opostos, geram estresse, frustação, tristeza e sensação de impotência resultando no adoecimento físico e psicológico dos professores, que pode levá-los ao abandono da profissão. Portanto, quando esse professor é impedido de realizar o que idealiza, não encontra auxílio, não possui orientações claras e não é ouvido, sua jornada pode se tornar um fardo.
Abstract: This study's theme is about the teaching experience of an English teacher who worked in a public and private school. What justifies the need for an analysis of this experience comes from the fact that most academic researches focus on the teacher-student relationship in a learning matter, which results in a lack of knowledge about the teaching work itself, missing the investigation of his life, how he leads and perform his teaching work. Another reason lies in what influences these actions, requiring adaptations made by the worker. The goal of this study was to verify in which cases this teacher needed to make changes and adapt to similar or different characteristics in the schools he worked. Using as theoretical basis the Ergonomics and Activity Clinic through the ALTER group perspective, it was explained how the teaching action happens and what are the factors that influences this activity, such as materials, learning system, object of action and Educational System. It was used the method of Discursive Social Interactionism in order to make the subject of this study able to analyze his own journals, aiming to create an investigating narrative, comparing the places he worked, public and private schools. The results of this narrative indicate that there are similarities in the teaching process in both schools but there are also differences that require many adjustments. As a conclusion, the teaching practice of the English teacher in the two scenarios shown the creation of conflicts in the professional's life. Facing conflicts is essential to develop the teaching experience, to build innovative professionals who seek the upgrading of his abilities to solve problems. However, when these conflicts become impossible to solve, their effects are opposite, creating stress, frustration, sadness and the feeling of helplessness resulting in the physical and psychological illness of teachers, which can lead them to quitting their professions. Therefore, when this teacher is unable to accomplishing what he planned, when he has no help, has no clear guidance and it is not heard, his journey may become a burden.
Keywords: Professores de inglês
Trabalho docente
Interacionismo sociodiscursivo
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5357
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Isadora Mendes Barroso.pdf595 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.