Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5360
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | A trajetória da formação de uma docente surda |
Authors: | Leite, Apolinario Michelle Sabrina, 1996- |
Abstract: | Resumo: Pouco se sabe sobre a formação de docentes Surdos, pois há escassez de pesquisas relacionadas a esta temática, especialmente quando se trata do protagonismo Surdo nestas discussões. O objeto deste trabalho foi a trajetória da formação de uma docente Surda, apresentado por um memorial formativo, feito por análises dos registros que fiz durante seis anos em meu diário de campo, desde o ensino médio até a conclusão do ensino superior. Durante este período de registros percebi que a maioria dos Surdos não tem formação para professor no Vale do Paraíba, e considero que a formação em licenciatura é também uma oportunidade para a sociedade conhecer a cultura Surda a qual os ouvintes não têm pleno acesso. Assim, objetivou-se refletir sobre a trajetória da formação de uma docente Surda no curso de licenciatura em Pedagogia e descrever os pontos principais que contribuíram para esta formação docente. Boa parte dos ouvintes não tem o conhecimento sobre a Libras e não tem contato e comunicação com os Surdos, grupo que sofre, dentre outras questões, por falta de comunicação e acesso à formação. Com vistas a encorajar outros Surdos da região a persistirem nos estudos, realizei este trabalho narrando minhas experiências na trajetória de formação docente, destacando pontos marcantes deste período, tais como a oportunidade de ingressar no ensino superior; as formações extracurriculares que participei durante este período, assim como os eventos para os quais fui convidada a participar ou para palestrar; por fim minhas experiências no estágio em uma escola particular e na participação de um projeto de extensão universitária; buscando identificar as transformações mais significativas que ocorreram no processo de aquisição do conhecimento teórico-prático durante os estudos e estágio. Acredito que este trabalho irá contribuir para novas reflexões, uma vez que, ao pesquisar, percebi que as pesquisas científicas pouco abordam a formação de docentes Surdos, portanto pretendo com a divulgação deste trabalho, encorajar Surdos a buscarem formação acadêmica em nível superior. Abstract: Não possui. |
Keywords: | Surdos - Educação Professores surdos Formação inicial Relações culturais Trajetória acadêmica |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5360 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG MICHELLE SABRINA LEITE APOLINARIO.pdf | 3.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.