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dc.contributor.authorFerreira, Mariane Mattos, 1992-pt_BR
dc.contributor.authorMoura, Isabel Cristina de, 1971-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-11T23:31:32Z-
dc.date.available2022-03-11T23:31:32Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5362-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Isabel Cristina de Mourapt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho em questão trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual buscou-se investigar como estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprendem conteúdos matemáticos em um contexto interdisciplinar por meio de projetos que propiciem um ambiente motivador e cooperativo, considerando-se o estudante como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Para orientar essa investigação tomou-se como referência a seguinte questão: Quais competências são desenvolvidas em crianças por meio de projetos interdisciplinares no âmbito educativo? Os objetivos deste trabalho foram investigar três trabalhos de mestrado que apresentavam a execução de projetos educacionais que envolvessem o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos nas séries iniciais do Ensino Fundamental; analisar as contribuições do desenvolvimento de projetos para a aprendizagem das crianças e refletir sobre as competências que foram desenvolvidas pelas crianças neste ambiente. Frente a isso foi feita uma pesquisa no Catálogo de teses e dissertações da CAPES sobre trabalhos que envolviam a execução de projetos nos quais houvesse o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Após este momento, selecionou-se os trabalhos de Miranda (2014), Minatel (2014) e Correa (2016) para análise e reflexões devido a proximidade dos temas e pelas realidades diversificadas que eram tragas nesses, tais quais: escola particular bilíngue, escola de Rede Municipal e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Ao analisar os dados coletados, fez-se necessária a divisão em dois blocos 1) O projeto no âmbito escolar e suas possibilidades interdisciplinares nas séries iniciais do Ensino Fundamental e 2) Reflexões sobre conteúdos matemáticos nos Projetos analisados. Inferiu-se que o ambiente encorajador dos projetos que foram desenvolvidos motivou os estudantes a aprenderem, mantendo-os interessados em resolver as atividades propostas, auxiliando no desenvolvimento da autonomia desses, no amadurecimento de uma postura crítica e reflexiva diante de problemas significativos. Além disso, os educandos apresentaram-se confiantes ao expor as ideias, argumentar, dialogar e trabalhar de forma cooperativa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-11T23:31:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Mariane Mattos Ferreira.pdf: 373038 bytes, checksum: 7edf9240ca8d9bcd86a209674b58fa41 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (39 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEducação - Projetospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAnálises de pesquisas envolvendo o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de projetos educacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherCosta, Cleusa Vieirapt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

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