Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5362
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Mariane Mattos, 1992- | pt_BR |
dc.contributor.author | Moura, Isabel Cristina de, 1971- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-11T23:31:32Z | - |
dc.date.available | 2022-03-11T23:31:32Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5362 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Ma. Isabel Cristina de Moura | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O trabalho em questão trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual buscou-se investigar como estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprendem conteúdos matemáticos em um contexto interdisciplinar por meio de projetos que propiciem um ambiente motivador e cooperativo, considerando-se o estudante como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Para orientar essa investigação tomou-se como referência a seguinte questão: Quais competências são desenvolvidas em crianças por meio de projetos interdisciplinares no âmbito educativo? Os objetivos deste trabalho foram investigar três trabalhos de mestrado que apresentavam a execução de projetos educacionais que envolvessem o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos nas séries iniciais do Ensino Fundamental; analisar as contribuições do desenvolvimento de projetos para a aprendizagem das crianças e refletir sobre as competências que foram desenvolvidas pelas crianças neste ambiente. Frente a isso foi feita uma pesquisa no Catálogo de teses e dissertações da CAPES sobre trabalhos que envolviam a execução de projetos nos quais houvesse o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Após este momento, selecionou-se os trabalhos de Miranda (2014), Minatel (2014) e Correa (2016) para análise e reflexões devido a proximidade dos temas e pelas realidades diversificadas que eram tragas nesses, tais quais: escola particular bilíngue, escola de Rede Municipal e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Ao analisar os dados coletados, fez-se necessária a divisão em dois blocos 1) O projeto no âmbito escolar e suas possibilidades interdisciplinares nas séries iniciais do Ensino Fundamental e 2) Reflexões sobre conteúdos matemáticos nos Projetos analisados. Inferiu-se que o ambiente encorajador dos projetos que foram desenvolvidos motivou os estudantes a aprenderem, mantendo-os interessados em resolver as atividades propostas, auxiliando no desenvolvimento da autonomia desses, no amadurecimento de uma postura crítica e reflexiva diante de problemas significativos. Além disso, os educandos apresentaram-se confiantes ao expor as ideias, argumentar, dialogar e trabalhar de forma cooperativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-11T23:31:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Mariane Mattos Ferreira.pdf: 373038 bytes, checksum: 7edf9240ca8d9bcd86a209674b58fa41 (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (39 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Educação - Projetos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Análises de pesquisas envolvendo o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de projetos educacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Costa, Cleusa Vieira | pt_BR |
dc.contributor.other | Ribeiro, Maria Teresa de Moura, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Pedagogia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG Mariane Mattos Ferreira.pdf | 364.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.