Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5362
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | Análises de pesquisas envolvendo o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de projetos educacionais |
Authors: | Ferreira, Mariane Mattos, 1992- Moura, Isabel Cristina de, 1971- |
Abstract: | Resumo: O trabalho em questão trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual buscou-se investigar como estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprendem conteúdos matemáticos em um contexto interdisciplinar por meio de projetos que propiciem um ambiente motivador e cooperativo, considerando-se o estudante como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Para orientar essa investigação tomou-se como referência a seguinte questão: Quais competências são desenvolvidas em crianças por meio de projetos interdisciplinares no âmbito educativo? Os objetivos deste trabalho foram investigar três trabalhos de mestrado que apresentavam a execução de projetos educacionais que envolvessem o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos nas séries iniciais do Ensino Fundamental; analisar as contribuições do desenvolvimento de projetos para a aprendizagem das crianças e refletir sobre as competências que foram desenvolvidas pelas crianças neste ambiente. Frente a isso foi feita uma pesquisa no Catálogo de teses e dissertações da CAPES sobre trabalhos que envolviam a execução de projetos nos quais houvesse o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Após este momento, selecionou-se os trabalhos de Miranda (2014), Minatel (2014) e Correa (2016) para análise e reflexões devido a proximidade dos temas e pelas realidades diversificadas que eram tragas nesses, tais quais: escola particular bilíngue, escola de Rede Municipal e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Ao analisar os dados coletados, fez-se necessária a divisão em dois blocos 1) O projeto no âmbito escolar e suas possibilidades interdisciplinares nas séries iniciais do Ensino Fundamental e 2) Reflexões sobre conteúdos matemáticos nos Projetos analisados. Inferiu-se que o ambiente encorajador dos projetos que foram desenvolvidos motivou os estudantes a aprenderem, mantendo-os interessados em resolver as atividades propostas, auxiliando no desenvolvimento da autonomia desses, no amadurecimento de uma postura crítica e reflexiva diante de problemas significativos. Além disso, os educandos apresentaram-se confiantes ao expor as ideias, argumentar, dialogar e trabalhar de forma cooperativa. Abstract: Não possui. |
Keywords: | Matemática (Ensino fundamental) Educação - Projetos Aprendizagem |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5362 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG Mariane Mattos Ferreira.pdf | 364.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.