Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5364
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCapostagno, Cassia Elisa Lopes, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorVeloso, Thainá Patrícia César, 1997-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-11T23:54:30Z-
dc.date.available2022-03-11T23:54:30Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5364-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Cássia Elisa Lopes Capostagnopt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa propôs-se a investigar e analisar se o uso da estratégia decontação de histórias pode ser considerada um instrumento significativono processo de alfabetização e letramento dos alunos que estão na Educação Infantil, com vistas à formação de leitores. Para isso utilizamos a metodologia do tipo bibliográfica, pois foi a que mais se adequou ao tema pesquisado, pois nos oportunizou a partir da consulta a várias fontes de informação, o embasamento teórico necessário para que pudéssemos buscar respostas ao nosso problema de pesquisa. Procuramos respaldo teórico nos estudos de autores como Abramovich (2004), Cavalcanti (2002), Coelho (2002), Rego (1988), Soares (2004), Souza (2010), Zilberman (2012), entre outros. No primeiro capítulo conceituamos a literatura infantil, sua historicidade e a literatura na alfabetização. No segundo capítulo, discutimos acerca dos processos de alfabetização e letramento tendo um foco maior no processo de letramento, o qual relacionamos com a literatura infantil e passamos pelas propostas de atividades pautadas no referencial teórico construtivista no que diz respeito a leitura e escrita. No terceiro e último capítulo, abordamos o letramento literário, suas implicações e a contação de histórias utilizada como estratégia para esse tipo de letramento com vistas à da formação de leitores. Por fim, com os estudos realizados,consideramos que a nossa hipótese de pesquisa foi confirmada, ou seja, a contação de histórias é uma estratégia que favorece os processos de alfabetização e letramento e vem se apresentando como um excelente instrumento para a formação de leitores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-11T23:54:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG THAINA PATRICIA CESAR VELOSO.pdf: 338324 bytes, checksum: 4fbeea6f441c015d2a0a26d52bce2937 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (42 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte de contar históriaspt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.titleContação de histórias : uma estratégia para o letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherVeiga, Odila Améliapt_BR
dc.contributor.otherAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG THAINA PATRICIA CESAR VELOSO.pdf330.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.