Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5364
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Capostagno, Cassia Elisa Lopes, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.author | Veloso, Thainá Patrícia César, 1997- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-11T23:54:30Z | - |
dc.date.available | 2022-03-11T23:54:30Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5364 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Ma. Cássia Elisa Lopes Capostagno | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa propôs-se a investigar e analisar se o uso da estratégia decontação de histórias pode ser considerada um instrumento significativono processo de alfabetização e letramento dos alunos que estão na Educação Infantil, com vistas à formação de leitores. Para isso utilizamos a metodologia do tipo bibliográfica, pois foi a que mais se adequou ao tema pesquisado, pois nos oportunizou a partir da consulta a várias fontes de informação, o embasamento teórico necessário para que pudéssemos buscar respostas ao nosso problema de pesquisa. Procuramos respaldo teórico nos estudos de autores como Abramovich (2004), Cavalcanti (2002), Coelho (2002), Rego (1988), Soares (2004), Souza (2010), Zilberman (2012), entre outros. No primeiro capítulo conceituamos a literatura infantil, sua historicidade e a literatura na alfabetização. No segundo capítulo, discutimos acerca dos processos de alfabetização e letramento tendo um foco maior no processo de letramento, o qual relacionamos com a literatura infantil e passamos pelas propostas de atividades pautadas no referencial teórico construtivista no que diz respeito a leitura e escrita. No terceiro e último capítulo, abordamos o letramento literário, suas implicações e a contação de histórias utilizada como estratégia para esse tipo de letramento com vistas à da formação de leitores. Por fim, com os estudos realizados,consideramos que a nossa hipótese de pesquisa foi confirmada, ou seja, a contação de histórias é uma estratégia que favorece os processos de alfabetização e letramento e vem se apresentando como um excelente instrumento para a formação de leitores. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-11T23:54:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG THAINA PATRICIA CESAR VELOSO.pdf: 338324 bytes, checksum: 4fbeea6f441c015d2a0a26d52bce2937 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (42 f.) : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte de contar histórias | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.title | Contação de histórias : uma estratégia para o letramento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Veiga, Odila Amélia | pt_BR |
dc.contributor.other | Almeida, Maria do Carmo Souza de, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Pedagogia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG THAINA PATRICIA CESAR VELOSO.pdf | 330.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.