Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5365
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | Desenvolvimento e apropriação dos processos cognitivos pelas crianças no período pré- escolar : um estudo introdutório |
Authors: | Silva, Greice Kelly Almeida da, 1998- |
Abstract: | Resumo: A pesquisa trata dos processos de apropriação dos conceitos de aprendizagem e desenvolvimento entre os pequenos, objetivando, conhecer e estudar como se dá a aquisição dos conceitos de aprendizagem e de desenvolvimento com crianças pré-escolares. Realiza-se, então, uma pesquisa de cunho teórico-conceitual, descritiva, do tipo bibliográfica e de abordagem qualitativa, norteada pela análise de instrumentos, de fontes primárias e secundárias que tratam do assunto em tela. Autores como Vygotsky (2011-2005); Kohl (1999-2010); Wadsworth (2001), Fontana e Cruz (1997), entre outros selecionados para embasar a busca de resposta ao problema assim formulado: como se dá a apropriação de conceitos pela criança na fase pré-escolar, no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Isto posto, verifica-se que a pré-escola é um espaço de importância ímpar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança por prevalecer as inter-relações e as vivências sistematizadas por meio de problematizações e estruturações conceituais, o que impõe a constatação de que os conceitos são desenvolvidos ao longo do processo de construção de conhecimento sujeitos, estando dentro ou fora do ambiente escolarizado e portanto ocorrendo processos educacionais, possibilitando a aprendizagem cognitiva. Abstract: The research deals with the processes of appropriation of the concepts of learning and development among the little ones, aiming to know and study how the acquisition of learning and development concepts occurs with preschool children. Then, a theoretical-conceptual, descriptive, bibliographical and qualitative research is conducted, guided by the analysis of instruments, primary and secondary sources that deal with the subject in question. Authors such as Vygotsky (2011-2005); Kohl (1999-2010); Wadsworth (2001), Fontana and Cruz (1997), among others selected to support the search for an answer to the problem thus formulated: how does the child take ownership of concepts in the preschool phase, in the process of development and learning. Thus, it is verified that the preschool is a space of unique importance in the development and learning of the child because the interrelationships and the systematized experiences prevail through problematizations and conceptual structures, which requires the realization that the Concepts are developed along the process of knowledge construction subjects, being inside or outside the school environment and therefore taking place unconscious processes, outside the school locus, and conscious in the school environment, enabling cognitive learning. |
Keywords: | Aprendizagem - Desenvolvimento Educação pré-escolar Conceitos |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5365 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG GREICE KELLY ALMEIDA DA SILVA.pdf | 711.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.