Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5374
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Neves, Viviane Galvão Botelho | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Marcelo Gabriel, 1991- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T17:41:36Z | - |
dc.date.available | 2022-03-14T17:41:36Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5374 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Ma. Viviane Galvão Botelho Neves | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho teve como objeto o ensino da língua portuguesa como segunda língua para crianças surdas em contexto bilíngue. Existem leis que estabelecem o direito das pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva para o acesso à educação, assim como em aprender a língua portuguesa como segunda língua, todavia, o modo como ocorre o processo de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais em conjunto com a Língua Portuguesa apresenta vários questionamentos acerca da sua eficácia. A escolha deste tema surgiu da necessidade de compreender como trabalhar o ensino da língua portuguesa como segunda língua aos surdos e às pessoas com deficiência auditiva uma vez que, sendo surdo, passei e passo por este processo infindável, além de investigar se há a exploração veemente do uso de diversos recursos e formas de comunicação para alcançar este alvo, assim como o uso de elementos visuais durante o processo de ensino, buscando identificar metodologias e estratégias de ensino diferenciadas. Deste modo, o objetivo deste trabalho de graduação foi conhecer como se dá o processo de ensino da língua portuguesa como segunda língua para as crianças surdas em contexto bilíngue na Educação Básica, assim como a metodologia e estratégias utilizadas para tanto. Para realizar estes estudos, buscou-se a fundamentação em vários autores tais como Quadros (2006), Campello (2007, 2008) e Silva (2008), que já abordaram estes conceitos, imergindo neles, já que se trata de uma pesquisa bibliográfica. Concluiu-se, portanto, que professores precisam entender que surdos aprendem de maneira distinta e por meio da visualidade, deste modo é imprescindível respeitar essas diferenças durante sua formação escolar com vistas a atingir os objetivos pedagógicos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-14T17:41:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG MARCELO GABRIEL SANTOS.pdf: 776695 bytes, checksum: 1c5582c00d526b80c4cf2a110a0e952d (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (54 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Libras - Língua Brasileira de Sinais | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.title | O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para crianças surdas em contexto bilíngue | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Costa, Cleusa Vieira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Pedagogia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG MARCELO GABRIEL SANTOS.pdf | 758.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.