Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5379
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Sílvio dos, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Bruna Rodrigues Eufrasio, 1999-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T18:08:24Z-
dc.date.available2022-03-14T18:08:24Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5379-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Silvio dos Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Educação domiciliar é uma modalidade educacional já utilizada em muitos países, no qual as famílias tomam para si a responsabilidade de repassar os ensinamentos curriculares que atualmente são de responsabilidade do Estado e desenvolvido nas instituições escolares. No Brasil não há uma legislação específica acerca do tema, havendo vários Projetos de Lei em tramitação, porém nenhum deles aprovado. Assim, a presente pesquisa visa entender as motivações que levam algumas famílias a adotarem essa prática, bem como analisar as posições contrárias e compreender o amparo legal que sustenta esse fenômeno. Com o quadro atual da economia brasileira, entende-se que nem toda família tem estrutura suficiente para promover o método em questão. Dessa forma, a educação domiciliar pode ser considerada uma alternativa e não uma solução para o sistema educacional brasileiro. Para concretização do trabalho ora posta, foi necessário a realização de uma pesquisa bibliográfica buscando explorar livros, artigos científicos, dissertações, teses e a legislação nacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Homeschooling is an educational modality already established in many countries, in which families are responsible for conveying curricular knowledge that is currently under State's liability and evolved in the conventional educational institutions. In Brazil, there is no specific legislation regarding the subject. There are many bills in transit, but none of them was approved. Thus the present research aims to comprehend the motives which lead some families to adopt the said practice, as well as to analyze the contrary arguments and understand the legal support that upholds this phenomenon. With the current scenario in Brazilian economics, it is perceived that not all families have an adequate structure to promote the method in question. Therefore, homeschooling can be considered an alternative and not the solution for the whole Brazilian educational system. In order to substantiate this research, it was necessary to carry out bibliographic research using books, scientific papers, dissertations, theses, and national legislation.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-14T18:08:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG BRUNA RODRIGUES EUFRASIO MORAES.pdf: 489437 bytes, checksum: 0c091d15906a16ac194e6e0c83893c90 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (56 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino básico domiciliarpt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.titleHomeschooling : uma nova modalidade de educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherVeiga, Odila Améliapt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Mauro Castilho, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG BRUNA RODRIGUES EUFRASIO MORAES.pdf477.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.