Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5381
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Literatura Surda : a contação de história além dos sinais
Authors: Carvalho, Amanda Ferraz de, 1998-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa teve como objeto a contação de histórias e seu acesso à crianças surdas, considerando a função humanizadora da literatura e sua imersão ao contexto lúdico. Considerando a relevância do letramento visual atrelado à alfabetização e letramento de crianças surdas, com enfoque na Língua Brasileira se Sinais como primeira língua deste povo. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliografia e relato de experiência, que ocorreu dentro de uma Instituição de ensino pública, onde na data da pesquisa estava sendo implementado um projeto para escola bilíngue (Língua Portuguesa-Libras). A fim de contribuir para o desenvolvimento deste projeto, começamos a atuar com diversas atividades lúdicas, dentre elas a contação de histórias sob uma perspectiva bilíngue. Deste modo, objetivou-se analisar a formação da criança surda a partir da contação de história, observando a literatura e sua função humanizadora. Para tanto, investigou-se a relação entre a língua, cultura surda e literatura infantil, assim, possibilitando refletir sobre as contribuições da história para o desenvolvimento infantil por meio do acesso intercultural. Os resultados obtidos durante esta pesquisa reforçam a necessidade da adequação necessária para o povo surdo em uma sociedade majoritariamente ouvinte, visto que, ao priorizar materiais adequados à sua singularidade durante as atividades aplicadas às crianças, elas compreenderam o contexto inclusivo que estava sendo proposto, participaram de forma prazerosa das atividades e reforçaram o quão necessário é os colegas surdos participarem ativamente e de forma equivalente desses momentos lúdicos, de interação e aprendizado.
Abstract: Não possui.
Keywords: Educação bilíngue
Literatura infantojuvenil
Arte de contar histórias
Cultura surda
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5381
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Amanda Ferraz de Carvalho.pdf703.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.