Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5381
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Neves, Viviane Galvão Botelho | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Amanda Ferraz de, 1998- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T18:12:31Z | - |
dc.date.available | 2022-03-14T18:12:31Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5381 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Ma. Viviane Galvão Botelho Neves | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa teve como objeto a contação de histórias e seu acesso à crianças surdas, considerando a função humanizadora da literatura e sua imersão ao contexto lúdico. Considerando a relevância do letramento visual atrelado à alfabetização e letramento de crianças surdas, com enfoque na Língua Brasileira se Sinais como primeira língua deste povo. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliografia e relato de experiência, que ocorreu dentro de uma Instituição de ensino pública, onde na data da pesquisa estava sendo implementado um projeto para escola bilíngue (Língua Portuguesa-Libras). A fim de contribuir para o desenvolvimento deste projeto, começamos a atuar com diversas atividades lúdicas, dentre elas a contação de histórias sob uma perspectiva bilíngue. Deste modo, objetivou-se analisar a formação da criança surda a partir da contação de história, observando a literatura e sua função humanizadora. Para tanto, investigou-se a relação entre a língua, cultura surda e literatura infantil, assim, possibilitando refletir sobre as contribuições da história para o desenvolvimento infantil por meio do acesso intercultural. Os resultados obtidos durante esta pesquisa reforçam a necessidade da adequação necessária para o povo surdo em uma sociedade majoritariamente ouvinte, visto que, ao priorizar materiais adequados à sua singularidade durante as atividades aplicadas às crianças, elas compreenderam o contexto inclusivo que estava sendo proposto, participaram de forma prazerosa das atividades e reforçaram o quão necessário é os colegas surdos participarem ativamente e de forma equivalente desses momentos lúdicos, de interação e aprendizado. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-14T18:12:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Amanda Ferraz de Carvalho.pdf: 720454 bytes, checksum: f31479d71a021c2abe440f9634e880b8 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (36 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Arte de contar histórias | pt_BR |
dc.subject | Cultura surda | pt_BR |
dc.title | Literatura Surda : a contação de história além dos sinais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Capostagno, Cassia Elisa Lopes, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Pedagogia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG Amanda Ferraz de Carvalho.pdf | 703.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.