Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5381
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Viviane Galvão Botelhopt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Amanda Ferraz de, 1998-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T18:12:31Z-
dc.date.available2022-03-14T18:12:31Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5381-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Viviane Galvão Botelho Nevespt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve como objeto a contação de histórias e seu acesso à crianças surdas, considerando a função humanizadora da literatura e sua imersão ao contexto lúdico. Considerando a relevância do letramento visual atrelado à alfabetização e letramento de crianças surdas, com enfoque na Língua Brasileira se Sinais como primeira língua deste povo. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliografia e relato de experiência, que ocorreu dentro de uma Instituição de ensino pública, onde na data da pesquisa estava sendo implementado um projeto para escola bilíngue (Língua Portuguesa-Libras). A fim de contribuir para o desenvolvimento deste projeto, começamos a atuar com diversas atividades lúdicas, dentre elas a contação de histórias sob uma perspectiva bilíngue. Deste modo, objetivou-se analisar a formação da criança surda a partir da contação de história, observando a literatura e sua função humanizadora. Para tanto, investigou-se a relação entre a língua, cultura surda e literatura infantil, assim, possibilitando refletir sobre as contribuições da história para o desenvolvimento infantil por meio do acesso intercultural. Os resultados obtidos durante esta pesquisa reforçam a necessidade da adequação necessária para o povo surdo em uma sociedade majoritariamente ouvinte, visto que, ao priorizar materiais adequados à sua singularidade durante as atividades aplicadas às crianças, elas compreenderam o contexto inclusivo que estava sendo proposto, participaram de forma prazerosa das atividades e reforçaram o quão necessário é os colegas surdos participarem ativamente e de forma equivalente desses momentos lúdicos, de interação e aprendizado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-14T18:12:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Amanda Ferraz de Carvalho.pdf: 720454 bytes, checksum: f31479d71a021c2abe440f9634e880b8 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (36 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectArte de contar históriaspt_BR
dc.subjectCultura surdapt_BR
dc.titleLiteratura Surda : a contação de história além dos sinaispt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherCapostagno, Cassia Elisa Lopes, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Amanda Ferraz de Carvalho.pdf703.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.