Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5389
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCapostagno, Cassia Elisa Lopes, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorCorreia, Bárbara Maria Rio Branco, 1999-pt_BR
dc.contributor.authorLeite, Maria Rafaela Paiva, 1999-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T21:02:03Z-
dc.date.available2022-03-14T21:02:03Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5389-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Cássia Elisa Lopes Capostagnopt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta pesquisa propusemo-nos a investigar teoricamente se as práticas de leitura quando desenvolvidas na Educação Infantil podem se constituir em ferramentas que favorecem o letramento das crianças e, consequentemente, a formação de leitores. Considerando que a inserção precoce da leitura é fundamental para incorporar a criança na cultura escrita, este trabalho tem como objetivo abordar teoricamente o contexto das práticas de leitura na Educação infantil com vistas ao processo de letramento. Para tanto, utilizamos da metodologia do tipo bibliográfica por considerá-la a mais pertinente para as investigações sobre o tema da nossa pesquisa. Buscamos sustentação teórica para os nossos estudos nos autores: Britto (2004), Kleiman (1995), Leite; Colello e Arantes (2010), Soares (2003), Barbosa (2008), Koch; Elias (2006), Lerner (2002), entre outros. Nosso trabalho abordou a historicização do conceito de alfabetização e de letramento, destacando as diferentes concepções sobre esses processos ao longo do tempo, as concepções e estratégias de leitura, com vista para a ampliação do letramento e formação de leitores, regentes de algumas práticas de leitura que podem ser utilizadas com as crianças em sala de aula na Educação Infantil de modo que ler para elas seja motivo de prazer e não mera obrigação. Diante dos estudos realizados, consideramos que a leitura é um processo natural que está presente em nossas vidas desde a infância, mas, também, que é papel da escola e dos professores organizarem boas situações de práticas de leitura, desde a Educação Infantil, pois, se assim o fizerem, essas práticas podem se constituir em instrumentos auxiliares na ampliação do letramento das crianças que estão matriculadas nessa etapa de escolarização.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this research we set out to investigate theoretically whether reading practices when developed in Early Childhood Education can constitute tools that favor children's literacy and, consequently, the training of readers. Considering that the early insertion of reading is fundamental to incorporate the child in the written culture, this work aims to theoretically address the context of reading practices in early childhood education with a view to the literacy process. For this purpose, we use the bibliographic methodology as it is considered the most relevant for investigations on the subject of our research. We seek theoretical support for our studies in the authors: Britto (2004), Kleiman (1995), Leite; Colello e Arantes (2010), Soares (2003), Barbosa (2008), Koch; Elias (2006), Lerner (2002), among others. Our work addressed the historicization of the concept of literacy and literacy, highlighting the different conceptions about these processes over time, the conceptions and strategies of reading, with a view to the expansion of literacy and the formation of readers, who are the leaders of some reading practices. that can be used with children in the classroom in Early Childhood Education so that reading to them is a pleasure and not an obligation. In view of the studies carried out, we consider that reading is a natural process that has been present in our lives since childhood, but also that it is the role of the school and teachers to organize good situations of reading practices, since Early Childhood Education, because, if they do, these practices can become auxiliary instruments to expand the literacy of children who are enrolled in this stage of schooling.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-14T21:02:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG IVONE MARIA BENEDICTO DE MORAIS.pdf: 211497 bytes, checksum: 585a5882f5b6251657e95d999f7357d9 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (52 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titlePráticas de leitura na Educação Infantil : uma introdução ao letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherVeiga, Odila Améliapt_BR
dc.contributor.otherPaula, Orlando dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG IVONE MARIA BENEDICTO DE MORAIS.pdf206.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.