Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5393
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Transição da pré-escola ao ensino fundamental
Authors: Costa, Amanda Moreira da, 1998-
Afonso, Marília dos Santos, 1999-
Abstract: Resumo: O Sistema Educacional carrega consigo uma série de desafios, dentre eles encontra-se a transição escolar de alunos da pré-escola para o primeiro ano do Ensino Fundamental. Um momento de grandes mudanças na vida das crianças, portanto a escola tem um grande desafio ao recepcioná-los, mas nem sempre os resultados são positivos. No momento de transição os alunos passam por conflitos internos e externos, demonstram seus medos e suas angustias ao chegarem num ambiente novo. O processo de transição escolar possui uma grande influência no desenvolvimento pedagógico e social do aluno, sendo necessário ser efetiva e não proporcionar problemas futuros. Para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica, utilizamos o relato de experiência realizados na escola de Educação Infantil do Sistema Privado e na de Ensino Fundamental da Rede Municipal, além de artigos e livros de autores relacionados ao tema. A afetividade esteve presente ao longo de nossas observações, assim acreditamos que além da transição, a mudança na Lei em que o Ensino Fundamental passa a ser de nove anos com a entrada dos alunos com seis anos, o que parece indicar a não consideração a criança pequena e o seu desenvolvimento impactando o seu desenvolvimento e as interações sociais no ambiente escolar.
Abstract: Não possui
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino fundamental
Transição de nível escolar
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5393
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG AMANDA MOREIRA COSTA; MARILIA DOS SANTOS AFONSO.pdf451.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.