Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5393
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Amanda Moreira da, 1998- | pt_BR |
dc.contributor.author | Afonso, Marília dos Santos, 1999- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T21:23:57Z | - |
dc.date.available | 2022-03-14T21:23:57Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5393 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis Pacheco | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O Sistema Educacional carrega consigo uma série de desafios, dentre eles encontra-se a transição escolar de alunos da pré-escola para o primeiro ano do Ensino Fundamental. Um momento de grandes mudanças na vida das crianças, portanto a escola tem um grande desafio ao recepcioná-los, mas nem sempre os resultados são positivos. No momento de transição os alunos passam por conflitos internos e externos, demonstram seus medos e suas angustias ao chegarem num ambiente novo. O processo de transição escolar possui uma grande influência no desenvolvimento pedagógico e social do aluno, sendo necessário ser efetiva e não proporcionar problemas futuros. Para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica, utilizamos o relato de experiência realizados na escola de Educação Infantil do Sistema Privado e na de Ensino Fundamental da Rede Municipal, além de artigos e livros de autores relacionados ao tema. A afetividade esteve presente ao longo de nossas observações, assim acreditamos que além da transição, a mudança na Lei em que o Ensino Fundamental passa a ser de nove anos com a entrada dos alunos com seis anos, o que parece indicar a não consideração a criança pequena e o seu desenvolvimento impactando o seu desenvolvimento e as interações sociais no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-14T21:23:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG AMANDA MOREIRA COSTA; MARILIA DOS SANTOS AFONSO.pdf: 462434 bytes, checksum: 9d0c097a9fc33d1afdf8a1a556701f99 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (71 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Transição de nível escolar | pt_BR |
dc.title | Transição da pré-escola ao ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Rezende, Carlos Eduardo Reis, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Santos, Sílvio dos, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Pedagogia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG AMANDA MOREIRA COSTA; MARILIA DOS SANTOS AFONSO.pdf | 451.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.