Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5393
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorCosta, Amanda Moreira da, 1998-pt_BR
dc.contributor.authorAfonso, Marília dos Santos, 1999-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T21:23:57Z-
dc.date.available2022-03-14T21:23:57Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5393-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis Pachecopt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: O Sistema Educacional carrega consigo uma série de desafios, dentre eles encontra-se a transição escolar de alunos da pré-escola para o primeiro ano do Ensino Fundamental. Um momento de grandes mudanças na vida das crianças, portanto a escola tem um grande desafio ao recepcioná-los, mas nem sempre os resultados são positivos. No momento de transição os alunos passam por conflitos internos e externos, demonstram seus medos e suas angustias ao chegarem num ambiente novo. O processo de transição escolar possui uma grande influência no desenvolvimento pedagógico e social do aluno, sendo necessário ser efetiva e não proporcionar problemas futuros. Para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica, utilizamos o relato de experiência realizados na escola de Educação Infantil do Sistema Privado e na de Ensino Fundamental da Rede Municipal, além de artigos e livros de autores relacionados ao tema. A afetividade esteve presente ao longo de nossas observações, assim acreditamos que além da transição, a mudança na Lei em que o Ensino Fundamental passa a ser de nove anos com a entrada dos alunos com seis anos, o que parece indicar a não consideração a criança pequena e o seu desenvolvimento impactando o seu desenvolvimento e as interações sociais no ambiente escolar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possuipt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-14T21:23:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG AMANDA MOREIRA COSTA; MARILIA DOS SANTOS AFONSO.pdf: 462434 bytes, checksum: 9d0c097a9fc33d1afdf8a1a556701f99 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (71 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTransição de nível escolarpt_BR
dc.titleTransição da pré-escola ao ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherRezende, Carlos Eduardo Reis, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherSantos, Sílvio dos, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG AMANDA MOREIRA COSTA; MARILIA DOS SANTOS AFONSO.pdf451.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.