Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5394
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoura, Maria Teresa dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Julia dos Santos Ramos, 1997-pt_BR
dc.contributor.authorBarros, Juliana de, 1987-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T21:38:55Z-
dc.date.available2022-03-14T21:38:55Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5394-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Teresa de Moura Ribeiropt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: A teoria piagetiana, denomina três tipos de conhecimento: físico, lógico matemático e o social. O conhecimento físico, que é o conhecimento sobre os objetos do mundo externo, é base do conhecimento lógico e é o foco deste trabalho de graduação, que trata de uma análise de diários de campo de duas bolsistas, escrito durante a participação destas no projeto de extensão da UNITAU, B.E.A.B.A. das Ciências, desenvolvido em escolas de educação infantil da rede municipal de ensino. Nesses diários de campo foram registradas a experiência pessoal e profissional de cada uma delas e algumas falas das crianças sobre as atividades e experimentos de conhecimento físico, lógico matemático e científico. Apresentamos nesse trabalho uma análise desses registros buscando discutir a importância de desenvolver atividades lúdicas com as crianças de forma a despertar seu interesse pela ciência proporcionando experiências prazerosas e estimulantes para sua descoberta de mundo. Desta forma, as autoras sugerem que os trabalhos e atividades na Educação Infantil sejam mais voltados para uma abordagem investiga e/ou lúdicas com as crianças, não se restringindo apenas a sala de aula como espaço de aprendizado, e buscando incentivar as crianças a criação de hipóteses estimulando a curiosidade. Sugere-se também o uso de materiais do cotidiano para estruturar essas atividades, possibilitando que a criança os identifique como parte de sua vida, criando cada vez mais significado para a aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-14T21:38:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG JULIA DOS SANTOS RAMOS SILVA & JULIANA DE BARROS.pdf: 546865 bytes, checksum: 755b2352d8bcfe5a73bdc239fb58363e (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (41 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCiências (Pré-escolar)pt_BR
dc.subjectDiáriospt_BR
dc.titleTia olha a minha ciência : relações entre o conhecimento físico e conhecimento científico na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherRezende, Carlos Eduardo Reis, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG JULIA DOS SANTOS RAMOS SILVA & JULIANA DE BARROS.pdf534.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.