Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5394
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moura, Maria Teresa de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Julia dos Santos Ramos, 1997- | pt_BR |
dc.contributor.author | Barros, Juliana de, 1987- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T21:38:55Z | - |
dc.date.available | 2022-03-14T21:38:55Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5394 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Maria Teresa de Moura Ribeiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A teoria piagetiana, denomina três tipos de conhecimento: físico, lógico matemático e o social. O conhecimento físico, que é o conhecimento sobre os objetos do mundo externo, é base do conhecimento lógico e é o foco deste trabalho de graduação, que trata de uma análise de diários de campo de duas bolsistas, escrito durante a participação destas no projeto de extensão da UNITAU, B.E.A.B.A. das Ciências, desenvolvido em escolas de educação infantil da rede municipal de ensino. Nesses diários de campo foram registradas a experiência pessoal e profissional de cada uma delas e algumas falas das crianças sobre as atividades e experimentos de conhecimento físico, lógico matemático e científico. Apresentamos nesse trabalho uma análise desses registros buscando discutir a importância de desenvolver atividades lúdicas com as crianças de forma a despertar seu interesse pela ciência proporcionando experiências prazerosas e estimulantes para sua descoberta de mundo. Desta forma, as autoras sugerem que os trabalhos e atividades na Educação Infantil sejam mais voltados para uma abordagem investiga e/ou lúdicas com as crianças, não se restringindo apenas a sala de aula como espaço de aprendizado, e buscando incentivar as crianças a criação de hipóteses estimulando a curiosidade. Sugere-se também o uso de materiais do cotidiano para estruturar essas atividades, possibilitando que a criança os identifique como parte de sua vida, criando cada vez mais significado para a aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-14T21:38:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG JULIA DOS SANTOS RAMOS SILVA & JULIANA DE BARROS.pdf: 546865 bytes, checksum: 755b2352d8bcfe5a73bdc239fb58363e (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (41 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ciências (Pré-escolar) | pt_BR |
dc.subject | Diários | pt_BR |
dc.title | Tia olha a minha ciência : relações entre o conhecimento físico e conhecimento científico na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.other | Rezende, Carlos Eduardo Reis, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Pedagogia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG JULIA DOS SANTOS RAMOS SILVA & JULIANA DE BARROS.pdf | 534.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.