Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5419
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLindgren, Paulo Cesar Corrêa, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorResende, Luiz Augusto dept_BR
dc.contributor.authorLopes, Luís Gustavo Gomespt_BR
dc.date.accessioned2022-03-16T00:16:37Z-
dc.date.available2022-03-16T00:16:37Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5419-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Paulo Cesar Corrêa Lindgrenpt_BR
dc.descriptionCoorientação: Profa. Ma. Maria Regina Hidalgo de Oliveira Lindgrenpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.descriptionEngenharia Mecânicapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta monografia tem como objetivo analisar diferentes exemplares de capacetes de ciclismo, em relação ao projeto aerodinâmico, utilizando dados obtidos a partir de testes realizados em túneis de vento, assim verificando os coeficientes de arrasto e comparando a eficiência aerodinâmica dos mesmos. O desenvolvimento do projeto consiste em colocar os diferentes modelos de capacetes em túneis de vento e analisar como o comportamento do deslocamento de ar é afetado pelas características aerodinâmicas dos capacetes. Os capacetes foram projetados por diferentes fabricantes, assim permitindo verificar a diferença de eficácia dentre eles, baseando-se no cálculo dos coeficientes de arrasto.Dessa forma, se consegue demonstrar, tanto por meio de cálculos quanto por testes em túnel de vento, que um projeto aerodinâmico tem grande influência no desempenho de um ciclista.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This monograph has the objective to analyze different examples of cycling helmets, in relation to the aerodynamic design, using data obtained from tests performed in wind tunnels, this verifying the drag coefficients and comparing their aerodynamic efficiency. The development of the project consists of placing the different models of helmets in wind tunnels and analyzing how the behavior of the air displacement is affected by the aerodynamic characteristics of the helmets. The helmets were designed by different manufacturers, this allowing to verify the difference of effectiveness among them, based on the calculation of the drag coefficients. In this way, it is possible to demonstrate, both by means of calculations and by tests in wind tunnel, that an aerodynamic design has great influence in the performance of a cyclist.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-16T00:16:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luis Gustavo G. Lopes e Luiz Augusto de Resende.pdf: 841460 bytes, checksum: c06be86027dbe7d0b1208da858e44e60 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (33 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectCiclismopt_BR
dc.subjectTúnel de ventopt_BR
dc.titleO projeto aerodinâmico na otimização do desempenho de capacetes de ciclismopt_BR
dc.title.alternativeThe aerodynamic design in optimizing the performance of cycling helmetspt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Maria Regina Hidalgo dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Luis Gustavo G. Lopes e Luiz Augusto de Resende.pdf821.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.