Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5419
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lindgren, Paulo Cesar Corrêa, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.author | Resende, Luiz Augusto de | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Luís Gustavo Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-16T00:16:37Z | - |
dc.date.available | 2022-03-16T00:16:37Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5419 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Me. Paulo Cesar Corrêa Lindgren | pt_BR |
dc.description | Coorientação: Profa. Ma. Maria Regina Hidalgo de Oliveira Lindgren | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2017. | pt_BR |
dc.description | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar diferentes exemplares de capacetes de ciclismo, em relação ao projeto aerodinâmico, utilizando dados obtidos a partir de testes realizados em túneis de vento, assim verificando os coeficientes de arrasto e comparando a eficiência aerodinâmica dos mesmos. O desenvolvimento do projeto consiste em colocar os diferentes modelos de capacetes em túneis de vento e analisar como o comportamento do deslocamento de ar é afetado pelas características aerodinâmicas dos capacetes. Os capacetes foram projetados por diferentes fabricantes, assim permitindo verificar a diferença de eficácia dentre eles, baseando-se no cálculo dos coeficientes de arrasto.Dessa forma, se consegue demonstrar, tanto por meio de cálculos quanto por testes em túnel de vento, que um projeto aerodinâmico tem grande influência no desempenho de um ciclista. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This monograph has the objective to analyze different examples of cycling helmets, in relation to the aerodynamic design, using data obtained from tests performed in wind tunnels, this verifying the drag coefficients and comparing their aerodynamic efficiency. The development of the project consists of placing the different models of helmets in wind tunnels and analyzing how the behavior of the air displacement is affected by the aerodynamic characteristics of the helmets. The helmets were designed by different manufacturers, this allowing to verify the difference of effectiveness among them, based on the calculation of the drag coefficients. In this way, it is possible to demonstrate, both by means of calculations and by tests in wind tunnel, that an aerodynamic design has great influence in the performance of a cyclist. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-16T00:16:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luis Gustavo G. Lopes e Luiz Augusto de Resende.pdf: 841460 bytes, checksum: c06be86027dbe7d0b1208da858e44e60 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (33 f.) : il., digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aerodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Ciclismo | pt_BR |
dc.subject | Túnel de vento | pt_BR |
dc.title | O projeto aerodinâmico na otimização do desempenho de capacetes de ciclismo | pt_BR |
dc.title.alternative | The aerodynamic design in optimizing the performance of cycling helmets | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Oliveira, Maria Regina Hidalgo de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Luis Gustavo G. Lopes e Luiz Augusto de Resende.pdf | 821.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.