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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Estudo analítico sobre o processo de friction stir welding (soldagem por fricção) e suas aplicações industriais
Other Titles: Analytical study on the friction stir welding process and its industrial applications
Authors: Castilho, Maria Gabriela Moraes Duque de
Abstract: Resumo: A necessidade de materiais de baixo peso e alta resistência tem levado ao surgimento de novos processos de soldagem. Em 1991, foi desenvolvido no TWI - The Welding Institute o processo de soldagem Friction Stir Welding (FSW), que consiste na soldagem no estado sólido, na qual uma ferramenta giratória aquece os materiais a serem soldados tornando-os mais dúcteis, sem originar a fusão dos mesmos. A utilização dessa técnica elimina defeitos como trincas, porosidades e perdas nas propriedades mecânicas. Devido a problemas como consumo de combustíveis, geração de rejeitos durante a produção e emissão de gases poluentes, indústrias automobilística e aeronáutica vem utilizando o processo de FSW na soldagem de aço e alumínio a fim de reduzir o peso dos carros e aviões. Ao soldar por Friction Stir Welding um sub chassi, foi observado uma redução de 25% do peso da estrutura. FSW mostra-se mais vantajosos do que a rebitagem na produção de aviões, pois elimina grande parte de prendedores mecânicos, além da alta produtividade do processo. Por isso soldagem por Friction Stir Welding apresenta-se como uma opção a métodos convencionais de união, permitindo ao engenheiro unir peças de materiais com diferentes propriedades em um mesmo componente.
Abstract: The need for materials of low weight and high resistance to lead to the process of new welding processes. In 1991, it was developed in the TWI - The Welding Institute or Fusing Welding by Friction (FSW), which consists of solid state welding, in which a rotating tool, is a material that is a soldier making them more ductile, without causing them to merge. The use of the technique, such as cracking, porosity and losses in mechanical properties. Due to problems such as fuel consumption, generation of tailings during the production and emission of gaseous, automotive and aeronautical industries, using the process of selling steel and aluminum to reduce the weight of cars and airplanes. When welding by Friction Stir Welding a sub chassis, a reduction of 25% of the weight of the structure was observed. FSW is more advantageous than riveting in the production of airplanes, since most of the mechanical fasteners, besides the high production of the process. Therefore welding by Friction Stir Welding presents itself as an option of conventional joint methods, allowing the engineer to join pieces of materials with different properties in the same component.
Keywords: Processo de soldagem
Redução de defeitos
Soldagem de alumínio
Gestão de preços
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5426
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Engenharia Mecânica - Trabalhos de Graduação

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