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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento como liberdade : uma análise centrada nas capacidades de estudantes do ensino técnico e superior no sudeste do Tocantins
Other Titles: INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES FOR DEVELOPMENT AS FREEDOM: AN ANALYSIS FOCUSED ON THE CAPABILITIES OF TECHNICAL AND HIGHER EDUCATION STUDENTS IN SOUTHEASTERN TOCANTINS
Authors: Conceição, Marcos Dias da
Abstract: Resumo: As tecnologias da informação e comunicação (TIC)caracterizam-se como tecnologias de ampla e rápida disseminação. Não apenas se têm cada vez mais usuários, como também essas tecnologias se fazem presentes em um espaço cada vez maior do cotidiano das pessoas. O aumento do acesso à informação, a maior velocidade nas comunicações e o encurtamento de distâncias são alguns dos resultados atribuídos a essas tecnologias. O campo das Tecnologias da Informação e Comunicação para o Desenvolvimento (ICT4D) envolve iniciativas que visam a promoção do desenvolvimento humano por meio de projetos de tecnologias da informação e comunicação. Este trabalho situado no campo de ICT4D propõe analisar a influência das tecnologias da informação e comunicação sobre as capacidades dos estudantes a partir da ótica do desenvolvimento como liberdade. Para tanto, é apresentada uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada remotamente, com 21 estudantes de uma instituição pública de educação superior, básica e profissional no sudeste do Tocantins, durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. A análise das entrevistas é desenvolvida a partir dos quatro componentes do Choice Framework, construído sobre a abordagem das capacidades de Amartya Sen: resultados, estrutura, agência e graus de empoderamento.Assim, são apresentados os principais resultados obtidos pelos estudantes por meio das TIC; as instituições e fenômenos que compõem a estrutura na qual esses estudantes estão inseridos, e como essa estrutura facilita ou limita o acesso e uso das TIC pelos estudantes; os recursos que constituem a condição de agente dos estudantes, e como essa condição afeta suas escolhas; e, finalmente, o quão alinhados estão os resultados obtidos com aquilo que os estudantes desejam e valorizam. Os resultados obtidos demonstram que as TIC são utilizadas pelos estudantes com finalidades diversas e lhes possibilitam alcançar funcionamentos que não estariam acessíveis a eles sem essas tecnologias. Por fim, evidencia-se que, embora certos fatores externos possam limitar as escolhas desses indivíduos, por meio de seus conjuntos de recursos eles são capazes de superar as limitações impostas e alcançar os resultados que valorizam.
Abstract: Information and communication technologies (ICT) are characterized as technologies of wide and rapid dissemination. Not only are there more and more users, but these technologies are also present in an increasing space in people's daily lives. Increased access to information, greater speed in communications and shortening distances are some of the results attributed to these technologies. The field of Information and Communication Technologies for Development (ICT4D) involves initiatives aimed at promoting human development through information and communication technology projects. This work located in the field of ICT4D proposes to analyze the influence of information and communication technologies on students' capabilities from the perspective of development as freedom. To this end, this work presents a qualitative research, carried out remotely, with 21 students from a public institution of higher, basic and professional education in southeastern Tocantins during the period of social distancingfrom the Covid-19 pandemic. The analysis of the interviews is developed from the four components of the Choice Framework, built on Amartya Sen's capability approach: outcomes, structure, agency and degrees of empowerment. Thus, the main outcomes obtained by students through ICT are presented; the institutions and phenomena that make up the structure in which these students are inserted, and how this structure facilitates or limits the access and use of ICT by students; the resources that constitute the student's agency, and how this affects their choices; and finally, how aligned are the outcomes with what students want and value. The results obtained demonstrate that ICT are used by students for different purposes and enable them to achieve functionings thatwould not be accessible to them without those technologies. Finally, it is evident that, although certain external factors may limit the choices of these individuals, through their sets of resources they are able to overcome the limitations imposed and achieve the outcomes they value.
Keywords: Planejamento
Tecnologia da informação
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5441
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Dissertações - Planejamento e Desenvolvimento Regional - PPGA/MPDR

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